24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Fiscalização em aeroportos de MS constata várias irregularidades

27/03/2014 – Atualizado em 27/03/2014

Fiscalização em aeroportos de MS constata irregularidades em aviões

Conforme a Anac, até o fim da manhã de ontem (26), sete aeronaves haviam sido notificadas.

Operação em conjunto com a Força Aérea termina nesta quinta-feira.

Por: G1 MS

Fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Aérea Brasileira (FAB) em três aeroportos de Mato Grosso do Sul constatou irregularidades em sete aeronaves particulares de um total de 86 monitoradas até 13h desta quarta-feira (26). Até a publicação desta reportagem, o resultado completo da ação não havia sido contabilizado.

Do total de aviões fiscalizados pela manhã, 33 foram em voo e 10 em solo. No primeiro caso, três apresentaram irregularidades relacionadas no plano de viagem. “Ele [piloto] coloca no plano de voo que vai para um local e vai para outro”, disse ao G1 o responsável pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea, o coronel Luiz Ricardo de Souza Nascimento.

Segundo ele, cada situação é avaliada por uma junta de julgamento. Como punição, pode haver suspensão da aeronave.

Já entre os aparelhos vistoriados em solo, foram flagrados pela Anac problemas mecânicos, como vazamento de óleo, e de documentação, como comprovante do seguro. Nesses casos, a aeronave fica impedida de voar até a regularização e o responsável, sujeito a multas que podem chegar a R$ 50 mil. O piloto também pode ser responsabilizado.

O piloto Waldemar Sebastião de Mesquita, 62 anos, foi abordado pelos fiscais durante a operação. Ele pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 17h vindo de uma fazenda em Miranda. Ele conta que é profissional há cerca de 40 anos e aprova a iniciativa. “Eles estão certo. Isso é bom para nós, para a nossa segurança”.

No caso da aeronave pilotada por Mesquita, a irregularidade encontrada, segundo a Anac, foi a falta de seguro. Diante disso, o avião só volta a voar quando o documento for providenciado.

Conforme a Anac, passam diariamente no Aeroporto Internacional de Campo Grande de 120 a 150 voos, entre comerciais e particulares. Fevereiro fechou com 3.605. Há no Mato Grosso do Sul 737 aeronaves.

Trabalho
A operação Voe Seguro é realizada simultaneamente em 13 aeroportos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. A ação termina hoje, quinta-feira (27) e, no estado, foram fiscalizados aviões particulares que pousaram e/ou decolaram do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Teruel e Estância Santa Maria.

A operação integra o trabalho iniciado em janeiro de 2013. A ação nos aeroportos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul é a quinta já promovida pelos órgãos de aviação. A blitz já foi realizada no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Paulo, Amazonas e Pará.

Foto: Campo Grande Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...