25.1 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Fiocruz registra aumento de hospitalizações por SRAG

Com a chegada do inverno, o Brasil registra um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias, especialmente entre idosos. Segundo dados recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus da influenza A já superou a covid-19 como principal causa de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas com mais de 60 anos. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a própria influenza estão entre os principais responsáveis pelos quadros mais graves.

De acordo com o Boletim Epidemiológico InfoGripe, até o início de maio, o país registrou 24.571 hospitalizações por SRAG. Nas últimas quatro semanas, metade desses casos foram atribuídos ao VSR, que também respondeu por 11% das mortes no período.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, explica que o envelhecimento torna o sistema imunológico menos eficiente, o que aumenta a vulnerabilidade dos idosos a infecções graves. Além disso, a presença de comorbidades, como doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e insuficiência renal, agrava ainda mais o risco.

Estudo da Fiocruz mostra que a taxa de letalidade por VSR em idosos chegou a 26% entre 2013 e 2023 — índice 20 vezes maior do que entre crianças. Em pessoas com insuficiência cardíaca, o risco de hospitalização por VSR pode ser até 33 vezes maior.

Mesmo após a recuperação hospitalar, cerca de um terço dos idosos afetados por vírus respiratórios relatam perda de funcionalidade para realizar tarefas cotidianas, o que impacta a qualidade de vida e a autonomia.

Diante do cenário, especialistas reforçam a importância da vacinação e de medidas preventivas, como uso de máscaras em caso de sintomas gripais, higienização das mãos, ventilação dos ambientes e o distanciamento de pessoas doentes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.