34.8 C
Três Lagoas
sábado, 1 de novembro, 2025

Finanças aprova regulamentação das universidades comunitárias

Educação – 10/05/2012 – 17:05

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na última quarta-feira (9), o Projeto de Lei 7639/10, da deputada licenciada Maria do Rosário, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). O texto também permite a assinatura de parcerias entre o Poder Público e essas entidades.

Os integrantes do colegiado acolheram o parecer do relator, deputado Cláudio Puty (PT/PA). Segundo ele, o projeto “não provoca alteração às receitas e despesas públicas, já que possui caráter meramente normativo na instituição de formalidades e definição de prerrogativas para as ICES”.

Ele afirmou ainda que, como o projeto não afeta o Orçamento, não cabe pronunciamento da comissão quanto à adequação financeira e orçamentária da proposta.

Conforme o texto, a instituição, para ser considerada comunitária pelo Ministério da Educação, deverá cumprir alguns requisitos, como: não ter fins lucrativos; ser constituída na forma de associação ou fundação de direito privado; manter escrituração transparente de receitas e despesas; destinar seu patrimônio a instituição pública ou congênere, em caso de extinção; aplicar integralmente os recursos em seus objetivos institucionais; e desenvolver permanentemente ações comunitárias.

A Comissão de Finanças não analisou o mérito da proposta, apenas sua admissibilidade (adequação financeira e orçamentária).

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; e Finanças e Tributação. Agora, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prêmio de Inovação fortalece o serviço público fomentando soluções criativas e sustentáveis

As inscrições deste ano bateram recorde histórico desde a primeira edição, em 2016, com um crescimento expressivo em relação aos 185 trabalhos apresentados no ano passado. 

Motociclista fica ferida após motorista ignorar sinal de “PARE” no Interlagos

Mulher sofreu escoriações e foi socorrida por equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, onde motorista teria invadido a via preferencial.

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado pilotando moto com criança sem capacete em Três Lagoas

Condutor não possuía CNH e tentou disfarçar ao perceber a presença da viatura, onde motocicleta foi apreendida pela Polícia Militar.