28.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Fim do 6×1? Nova PEC propõe redução da jornada de trabalho

Para o projeto começar a tramitar, é necessário o apoio de ao menos 171 dos 513 deputados.

A exaustiva escala 6×1- seis dias de trabalho para um de descanso- pode estar com os dias contados. Uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC), liderada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), busca limitar a jornada semanal para 36 horas, distribuídas em no máximo quatro dias. A proposta conta com 132 assinaturas na Câmara dos Deputados, e precisa de 171 para ser protocolada oficialmente. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, dando mais tempo para lazer e desenvolvimento pessoal.

A proposta ganha força com o apoio popular: um abaixo-assinado do movimento “Vida Além do Trabalho” já ultrapassou um milhão de assinaturas, exigindo condições menos exaustivas. Além disso, foram convocadas manifestações para o próximo feriado, dia 15 de novembro, em várias cidades do Brasil. Organizadas por movimentos sociais, essas ações tem o objetivo de pressionar o Congresso a avançar com a PEC e mostrar o apoio da população à proposta.

Entre os deputados que apoiam a medida estão nomes como Airton Faleiro (PT-PA), Ana Paula LIMA (PT-SC), André Janones (Avante-MG) e Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Eles defendem que o novo formato 5×2 ou 4×3, com cinco dias de trabalho para dois de descanso ou até quatro para três, ajudará a reduzir o estresse e aumentar a produtividade sem reduzir salários. De acordo com Hilton, o modelo atual, adotado em várias profissões, já não se adequa às necessidades de saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Por outro lado, a proposta enfrenta resistências. Empresários e alguns setores políticos temem que a mudança possa aumentar custos, especialmente para negócios dependentes de jornadas extensas. Contudo, defensores da PEC argumentam que, com um dia extra de descanso, o trabalhador pode ser mais produtivo, reduzindo a incidência de doenças físicas e mentais causadas pelo trabalho excessivo, e trazendo benefícios a longo prazo para empresas e para a economia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...