O Brasil conquistou sua primeira estatueta do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional com o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme marcou o retorno do país à disputa na categoria após 26 anos, sendo esta a quinta indicação brasileira ao prêmio. A produção superou concorrentes de peso, como o musical “Emilia Pérez”, líder em indicações nesta edição, e outros concorrentes como “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca). Dentre os indicados, apenas “Emilia Pérez” e “Flow” haviam sido premiados anteriormente em outras cerimônias, mas veículos internacionais como Variety e The Hollywood Reporter já apontavam o filme brasileiro como um dos favoritos para levar a estatueta.
Ao receber o prêmio, o diretor Walter Salles dedicou a conquista a duas mulheres, destacando a atuação de Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua performance, e a veterana Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial no filme e foi a protagonista de “Central do Brasil”, o primeiro longa de Salles a concorrer ao Oscar, em 1999.
Além de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” também competiu em duas categorias principais: Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo indicada pelo seu trabalho no longa.
Sinopse de “Ainda Estou Aqui”
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” se passa durante a década de 1970, no auge da ditadura militar no Brasil. O filme segue a família Paiva, formada por Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos, cuja vida é transformada quando Rubens é levado por militares à paisana e desaparece sem deixar vestígios.
O elenco do filme conta com nomes como Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Luiz Bertazzo (“Baby”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega”), entre outros.
Com informações CNN Brasil