25.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Filha confirma morte do pai na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS)

26/03/2015 – Atualizado em 26/03/2015

Filha confirma morte do pai na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS)

Por: Cristiane Ruiz com informações de Viviane Pinheiro

Mara de Lurdes Sampaio da Silva, de 53 anos era filha do senhor Manoel José da Silva, de 78 anos e confirmou a morte clínica de seu pai, na última quarta-feira (18) no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Três Lagoas (MS), na última quarta-feira (18), por volta das 11h. O óbito ocoreu, no dia seguinte, quinta-feira (19), no Hospital Auxiliadora.

De acordo com Maria de Lurdes, seu pai era hipertenso, e na manhã do dia 18 de março sentiu-se mal e deu entrada no UPA através do Corpo de Bombeiros, que foi acionado pela sua sobrinha.
Já no UPA, Manoel José da Silva ainda encontrava-se consciente e comunicativo.

Na sequência, começou passar mal e foi atendido pelos médicos plantonistas que prescreveram uma medicação injetável e, de acordo com testemunhas seu Manoel começou a sentir muita falta de ar e seu quadro de saúde emergencial se agravou, ocasionando uma parada cardiorrespiratória no paciente.

Diante da emergência, os médicos tentaram entubar Manoel José, procedimento que consiste na colocação e fixação de um tubo dentro da traqueia do paciente (canal que liga a garganta ao pulmão) para que a máquina de respiração seja conectada.

No processo de “entubação”, um médico experiente e habilitado deve sedar o paciente para que o mesmo permaneça confortável e inconsciente durante o procedimento.

O procedimento é complexo, mas quando realizado com eficiência, costuma ser bastante benéfico ao paciente que necessita de respiração artificial.

Segundo a literatura de Urgência e Emergência, “a decisão pela “entubação” e início da ventilação mecânica deve ser tomada no melhor momento, nem cedo demais, nem tarde e em situações de extrema urgência”.

No entanto, ainda de acordo com testemunhas e com o relato da filha Maria de Lurdes, no caso do senhor Manoel da Silva, de 78 anos, os médicos do UPA de Três Lagoas não conseguiram entubá-lo e diante da parada cardiorrespiratória, tentaram ainda no UPA reanimar o paciente.

Sem sucesso na reanimação, a vítima foi então encaminhada em estado grave para o Hospital Auxiliadora.

O idoso foi então socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ao dar entrada no Hospital Auxiliadora, ele sofreu uma segunda parada cardiorrespiratória , fato este que agravou ainda mais seu estado saúde .

Ao chegar ao hospital, a filha então foi comunicada e ouviu dos médicos “que não havia mais nada a fazer”, afirmou Maria de Lurdes.

Mesmo com 78 anos de idade, seu” Manoel José da Silva ainda tinha sonhos, disse a filha, mas veio a óbito na noite de quinta-feira (19) no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas sem nenhuma explicação oficial sobre sua morte por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Filha confirma morte do pai  na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS). Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 2 toneladas de maconha na BR – 158

Droga seria levada para Belo Horizonte/MG Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2 toneladas de maconha e prendeu o homem que transportava a droga, nesta segunda-feira...

Três Lagoas oferece 279 vagas de emprego na Casa do Trabalhador nesta quarta

Parceria entre Prefeitura e Funtrab disponibiliza oportunidades em diversas áreas – confira locais, contatos e horários para se candidatar A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...

Aumentam casos de HIV em MS: 130 diagnósticos no primeiro semestre

Expansão de testagem e investimentos em prevenção acompanham o crescimento populacional e polo industrial em municípios como Ribas, Inocência e Três Lagoas Mato Grosso do...