24/06/2015 – Atualizado em 24/06/2015
Atacante só ficaria livre de gancho se o Brasil avançar à semifinal da Copa América. Caso contrário, suspensão passa a valer no torneio classificatório para o próximo Mundial
Por: G1
Em comunicado enviado nesta terça-feira, a Fifa determinou que os jogadores punidos nesta Copa América deverão cumprir a suspensão, se necessário, também em jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a partir de outubro, contrariando o que já havia determinado a Conmebol.
Isso significa que Neymar, fora da Copa América após ser suspenso por quatro jogos pela expulsão contra a Colômbia, corre o risco de desfalcar a seleção brasileira no torneio qualificatório para o próximo Mundial. O atacante já cumpriu uma partida, a segunda será nas quartas de final deste sábado, diante do Paraguai. Se for eliminado, o Brasil ficará sem seu camisa 10 nas duas rodadas iniciais das Eliminatórias.
“Informamos que no dia de hoje a Conmebol recebeu uma comunicação da Fifa em relação à execução das sanções de suspensões por jogos após a finalização da Copa América Chile 2015. Na mesma se indica que as suspensões pendentes que não foram cumpridas na Copa América Chile 2015 deverão ser cumpridas na partida oficial seguinte da equipe afetada em uma competição organizada pela Fifa, neste caso, nos jogos classificatórios para a Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018”, diz o documento enviado pela Conmebol às federações nacionais filiadas.
Para evitar que Neymar seja desfalque em outra competição, a seleção brasileira precisa bater o Paraguai. Desta forma, teria mais duas partidas para fazer na Copa América: a semifinal e a decisão ou a disputa pelo terceiro lugar.
Quando a punição a Neymar foi decidida, na última quinta-feira, a Conmebol avisou que a suspensão não englobaria as Ellininatórias e, se preciso, terminaria de ser cumprida na próxima edição da Copa América, em 2016.
