18/03/2014 – Atualizado em 18/03/2014
Por: Assessoria
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel PM Carlos Alberto David dos Santos, assinaram, na manhã desta terça-feira (18/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o termo de cooperação técnica para a execução de projeto voltado para qualificação profissional dos policiais militares da reserva, aos reformados e aos que estão na iminência de se aposentar. Hoje, conforme levantamento da PM, cerca de 5 mil policiais militares estão na reserva da corporação em Mato Grosso do Sul e devem ser beneficiados com esse convênio com o Sistema S.
Na cerimônia de assinatura, Sérgio Longen destacou que o projeto inovador e arrojado integra o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente, no que diz respeito à qualificação de mão de obra. “Trata-se de um projeto piloto e que deverá servir de modelo para outros Estados do País. Encaramos esse projeto como uma pós-graduação para os policiais militares e pretendemos atender toda a demanda que surgir, pois o setor precisa de pessoas não só com experiência profissional como também experiência de vida”, salientou.
Na avaliação do comandante-geral da PM, coronel PM Carlos Alberto David dos Santos, o convênio vai proporcionar uma nova perspectiva de vida aos profissionais que prestaram serviços à instituição, com a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver outra atividade laboral. “Por meio dessa parceria com a Fiems, vamos possibilitar a inserção profissional, melhorar a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas que ainda tem muito potencial para desenvolver”, enalteceu.
Segundo o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o papel da entidade é prestar auxílio aos policiais da reserva e potenciais empreendedores na elaboração do estudo de viabilidade econômica e financeira do negócio. “O nosso trabalho é estimular o empreendedorismo, possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos. Dessa forma, vamos acompanhar durante um período de dois anos a empresa para assegurar que o negócio perpetue”, discursou.
Motivação
Durante a cerimônia de assinatura, a consultora Luciana Rondon ministrou a palestra “Sob um Novo Olhar: Visão, Ação e Realização”, em que abordou a questão comportamental junto aos policiais para falar de um novo olhar, visão e ação. “A vida tem ciclos e as pessoas precisam estar prontas para encerrar um e iniciar outro. Que esses policiais possam buscar este apoio da Fiems e Sebrae para enfrentar essa mudança”, disse.
O sargento PM Aldemiro de Freitas, 47 anos, que já está na reserva, comentou que a rotina dos policiais militares que trabalham com policiamento nas ruas da cidade é sempre acelerada e a mudança de hábito certamente gera um conflito emocional. “Estamos acostumados com o serviço e sair de repente desse ritmo é difícil. Nesse sentido, o convênio vai dar uma motivação a mais para os policiais”, ponderou.
A cabo PM Arli da Costa Leite, 50 anos, que também está na reserva, conta que após a aposentadoria ficou sem horizonte, mas não desistiu de enfrentar novos desafios. “Por muito tempo exercemos a mesma função e não é fácil retomar. Agora já estou encarando uma faculdade e não quero parar por ai, vou aproveitar os cursos e continuar me qualificando”, revelou.
O sargento PM Adão da Silva Lacerda, 50 anos, que está prestes a ingressar na reserva, revela que existe uma preocupação com a dificuldade de encontrar uma nova atividade. “Sair dessa rotina de trabalho gera certa estranheza e não quero ficar desocupado. Devo procurar algo relacionado à área da construção civil, que me identifico mais”, afirmou.
