26.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Fibria promove atividades na Semana Mundial do Meio Ambiente

02/06/2017 16h51

Fibria promove atividades na Semana Mundial do Meio Ambiente

Ações como plantio de árvores e pedágio ecológico visam conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente

Por: Performa Comunicação

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, busca contribuir com a educação ambiental nas comunidades vizinhas às suas atividades. Com o Projeto Horizonte 2, construção de uma segunda linha de produção de celulose na unidade da empresa em Três Lagoas (MS), a Fibria reafirma esse compromisso e desenvolve o Programa de Educação Ambiental. Dentre as atividades, a empresa promove dos dias 6 a 10 de junho, atividades para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente com 180 crianças de projetos sociais do município.

A primeira ação é o plantio de árvores que acontece nas praças de três bairros do município: Jardim Flamboyant, Bem-ti-vis, Jardim Oiti. A atividade contará com o apoio das crianças do Pelotão Mirim, Patrulha Mirim do Trânsito e Bombeiros do Amanhã. Serão 10 árvores de Ipês Amarelo e Ipês Roxo de Bola, escolhida por ser uma espécie típica da região. O plantio de Ipês, além de oferecer conforto térmico para as praças, também servirão de paisagismo, enfeitando os bairros com as cores das árvores, beneficiando a comunidade.

Pedágio ecológico

No sábado, 10 de junho, as atividades em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente encerram com o “Pedágio Ecológico” nos semáforos da área central de Três Lagoas, com distribuição de sacolas ecológicas e panfletos educativos. A ação acontece das 8h às 10h, com os alunos da Patrulha Mirim do Trânsito.

O Programa de Educação Ambiental da Fibria, com atividades dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente, visa engajar a comunidade na conscientização na preservação da natureza. “Acreditamos que as crianças são multiplicadoras e, por meio dessas atividades, conseguimos fazer esse elo com a conservação do meio ambiente. Envolvendo a comunidade, também ampliamos essas ações, fazendo com que a mensagem de cuidado e preservação da natureza chegue para o maior número de pessoas possível. A Fibria acredita muito no poder que as pessoas possuem de transformar para melhor o ambiente onde vivemos”, diz a coordenadora de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Lillian Carvalho.

Programa de Educação Ambiental

A Fibria iniciou também atividades do Programa de Educação Ambiental em dois Centros de Educação Infantil (CEI) Novo Alvorada e Nossa Senhora Aparecida em Três Lagoas. O PEA oferece treinamento para professores e funcionários das CEIs para criar espaços educadores e trabalhar com as crianças temas relacionados à natureza, consumo de água, sustentabilidade.

Os espaços são construídos com técnicas de permacultura, um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Para aplicar as atividade, os professores e os técnicos da Fibria do PEA, utilizam os conceitos da ecopedagogia, que possui uma abordagem educacional aliada a sustentabilidade e com o contato direto com a natureza. O programa também irá construir um “Caminho Sensorial”, uma trilha com diversas texturas de solo para que as crianças andem descalças.

“É muito importante que o cuidado com o meio ambiente seja apresentado às crianças logo nos primeiros anos. O contato direto com os elementos da natureza fortalece esse vínculo e reforça o conhecimento. O Programa de Educação Ambiental tem o objetivo de contribuir para que a nova geração construa um legado de ações que preserve a natureza, e também ajude a preservar o que já temos, tendo o conceito de sustentabilidade no sangue, assim como a Fibria tem”, diz Maria Tereza Borges, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Maria Tereza Borges.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-matrículas para a Rede Municipal de Ensino 2026 de Três Lagoas começam no dia 2 de dezembro

A partir das 7h da manhã do dia 2, o link oficial de matrículas estará ativo para receber os dados dos novos estudantes. A SEMEC organizou o processo em duas fases distintas:

Três Lagoas lamenta a morte de comerciante tradicional do bairro Vila Nova

Morador conhecido pela comunidade foi encontrado sem vida em casa, onde velório ocorre neste domingo, 16.

Discussão por tesoura termina em agressão dentro de sala de aula em escola de Três Lagoas

Aluno de 15 anos teria sido ferido após um desentendimento durante atividade em grupo.