25.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de outubro, 2025

Fibria participa da certificação do Programa de Qualificação

25/04/2014 – Atualizado em 25/04/2014

Fibria participa da certificação do Programa de Qualificação de Fornecedores

Em cinco anos de atividades mais de 80 empresas foram certificadas

Por: Assessoria

A Fibria participou na última quinta-feira (24), do quinto evento de certificação do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF), e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF).

Realizado desde 2008 em Três Lagoas, por meio de uma solicitação da Fibria, o programa é um serviço prestado pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o SEBRAE para atendimento às grandes indústrias do Estado.

Em cinco anos, foram certificadas mais de 80 empresas, e desse número, 52 receberam a certificação do PQF Avançado, ou seja, a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF).

Em 2008, quando o programa começou, as empresas eram certificadas quanto a legalidades fiscais, trabalhistas, ambientais e de Saúde e Segurança do Trabalho, que é o que chamamos de PQF Básico. A partir de 2010, observou-se que havia a necessidade da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF:2008), norma criada pelo Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), apoiado pela Fibria no Espírito Santo, baseada na norma ISO9001:2008 somada a um requisito de Saúde e Segurança do Trabalho e um de Meio Ambiente, que é a atual renovação e certificação que as empresas receberam.

Segundo o coordenador do comitê gestor do PQF Avançado e gerente de suprimentos da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira, em cinco anos as empresas certificadas obtiveram a modernização da gestão, incremento na competitividade e a oportunidade de novos negócios e mercados.

Para diretor industrial da Fibria, Paulo Silveira, desde sua implantação, o programa tem somado de forma positiva para o desenvolvimento local. “A Fibria acredita no crescimento alinhado ao desenvolvimento e ver que as empresas de Três Lagoas estão buscando qualificação é muito gratificante. Queremos que a empresa cresça, mas que toda a comunidade onde ela está inserida também se desenvolva de forma sustentável”.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menor homem do Brasil visita Caçula FM e fala sobre sonho realizado no Barretão

Caíque esteve no programa Bom Dia Toninha ao lado do prefeito Jean Gomes e compartilhou sua experiência como influenciador em um dos maiores rodeios...

MP gastará R$ 711 mil para bancar pesquisa comportamental de funcionários

Contratação servirá para avaliar o perfil dos servidores por meio de testes cognitivos e comportamentais O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do...

Isenção do IPTU 2026 pode ser solicitada a partir desta terça-feira

Benefício contempla aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves ou câncer, desde que atendam aos critérios legais