22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Fibria investe na formação contínua de profissionais

06/01/2015 – Atualizado em 06/01/2015

Diante dos desafios do mercado de trabalho, a empresa mantém parcerias que possibilitam capacitações para empregados e para a comunidade

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

Nos últimos cinco anos, a Fibria investiu mais de R$ 5,3 milhões em treinamentos e qualificações profissionais que beneficiaram empregados e a comunidade do entorno da Unidade em Três Lagoas. O resultado é o fortalecimento do mercado de trabalho local, com a disponibilidade de mão de obra especializada para suprir a demanda da empresa e dos municípios vizinhos.

Em operação há seis anos, a Fibria foi uma das precursoras no fomento de cursos e treinamentos na região voltados para celulose e papel. Somente em 2014, a Fibria promoveu capacitações técnicas e comportamentais para mais de 5 mil pessoas. As atividades totalizaram mais de 43 mil horas/aulas e foram compostas por etapas teóricas e práticas acompanhadas por técnicos e profissionais do setor, dentro e fora das instalações da empresa.

Antes da fábrica ser edificada, em parceria com o Sistema S, a empresa qualificou mais de 4 mil pessoas na área da construção civil. Por meio da capacitação, os profissionais atenderam as demandas da Unidade e do município. Para a operação, 250 pessoas participaram de cursos técnicos disponibilizados pelo Senai/MS a pedido da Fibria.

“O negócio florestal era uma novidade. Apesar desse fato, a população procurou se informar e conhecer o assunto. A comunidade participou dos cursos e, hoje, podemos dizer que a maturidade profissional fortalece o mercado de trabalho de Três Lagoas e dos municípios vizinhos”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, Arnaldo Milan.

O investimento em desenvolvimento profissional é contínuo na empresa por meio de parcerias e programas como o Centro de Capacitação Operacional. Localizado na Unidade Florestal da Fibria, o local é voltado para a formação de operadores e mecânicos de máquinas florestais. Em cinco anos o centro capacitou 6.535 profissionais em Três Lagoas.

Um dos exemplos das ações desenvolvidas em conjunto é o Programa de Aprendizagem Florestal. Em parceria com o Senai/MS, a iniciativa capacita os jovens para atividades florestais.

Como incentivo, durante um ano eles recebem um salário mínimo, transporte e alimentação. As aulas teóricas são realizadas nas instalações do Senai/MS e a parte prática na Fibria.

“Temos que acompanhar as exigências do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, pensar na sustentabilidade. É necessário visualizar o empregado quando ele entra na empresa e como ele estará em cinco anos. Por isso não podemos nos acomodar e pensar que chegamos, sendo que o ponto de partida se renova a cada dia com os novos desafios do mercado”, diz Milan.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa de base florestal e 100% brasileira. Com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde está situada a Veracel em joint venture com a Stora Enso, a Fibria totaliza uma capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, além de uma área florestal de aproximadamente 968 mil hectares, sendo que 343 mil hectares são destinados à conservação ambiental, localizada em 6 estados brasileiros. Em sociedade com a Cenibra, detém e opera o único porto brasileiro especializado em celulose, o Portocel (ES). Visando o melhor aproveitamento do valor da floresta, a empresa ainda investe em pesquisas e inovação para desenvolver projetos de biocombustível e bioenergia. Ao todo, a Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros, incluindo Portocel, e está presente em 242 municípios brasileiros.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto de divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.