35 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Fibria implanta monitoramento online e aumenta eficiência operacional da área de logística

Base recebe dados em tempo real, 24 horas por dia, da frota de transporte de madeira; inovação garante segurança e economia no processo

28/11/2018 08h51
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, começou a operar neste ano a Central de Controles Operacionais de Logística (CCOL), que possibilita o monitoramento online, 24 horas por dia, da frota de veículos de transporte de madeira em Três Lagoas (MS), garantindo um aumento de 8% na produtividade e redução de 2% no consumo de diesel. A iniciativa faz parte do Projeto Floresta Inteligente, que trouxe uma série de inovações tecnológicas para a área florestal.

“A criação do CCOL foi planejada minuciosamente e, desde o início de seu funcionamento, conseguimos aprimorar a segurança e a eficiência da gestão logística. Os ganhos se refletem no aumento da produtividade e também na redução do consumo de combustível, o que reforça a preocupação da Fibria com a sustentabilidade das nossas operações”, afirma Tomás Balistiero, gerente-geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul.

Por meio de computadores de bordo, instalados nos painéis das carretas, a CCOL recebe informações via transmissão por satélite, GPS (que indica a localização) e telemetria (para medição de distâncias) que possibilitam observar detalhes relacionados à segurança da operação, respeito às normas de trânsito e cumprimento da jornada de trabalho, bem como o período de descanso dos motoristas das empresas terceirizadas responsáveis pelos serviços.

Em termos de produtividade, a CCOL consegue acompanhar o tempo de deslocamento, carga e descarga. Dessa forma, é possível aprimorar as operações e intensificar treinamentos com os profissionais, em casos de detecção de problemas durante o processo.

Outro benefício é a economia no consumo de combustível. Por meio das informações recebidas pela CCOL, agora é possível traçar rotas estratégicas que otimizam trajetos, garantindo a redução no consumo de 50 mil litros de diesel por mês. O monitoramento da velocidade dos veículos, desvios de rotas e freadas bruscas também contribuiu para a economia de combustível, que ainda trouxe como consequência positiva a diminuição de emissão de CO2 (dióxido de carbono, gás do efeito estufa, que agrava o aquecimento do planeta), garantindo menor impacto para o meio ambiente.

Floresta Inteligente

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização no Projeto Floresta Inteligente, liderado pela área Florestal. Foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados até o momento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

À Rádio Caçula, ministra diz que redução da importação de fertilizantes pode refletir na redução de preços ao consumidor

Simone Tebet salientou que pode ser um sinal para a redução da dependência de aproximadamente 15% da dependência da importação de nitrogenados, assim que a UFN3 estiver em funcionamento em Três Lagoas.

Alunos da AEMS de Três Lagoas são finalistas do Festival da Juventude de Mato Grosso do Sul

Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos explicaram sobre seus projetos em entrevista à Rádio Caçula nesta segunda-feira (29).

Semana começa com 137 vagas de emprego disponíveis para Três Lagoas na Casa do Trabalhador

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.