23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Fibria e SENAI capacita mecânicos de máquinas florestais

Economia – 20/08/2012 – 10:08

Três Lagoas, 20 de agosto de 2012 – Começou no dia 13 de agosto o curso Jovem Aprendiz – Mecânico de Máquinas Florestais. As aulas teóricas e práticas são ministradas no Senai e na Unidade Florestal da Fibria em Três Lagoas, localizada na fazenda Barra do Moeda. Neste local, os 21 alunos têm a oportunidade de participar das rotinas dos mecânicos de máquinas florestais, acompanhando e realizando manutenção em máquinas e seus componentes.

O curso é resultado de uma parceria entre Fibria e Senai e visa qualificar jovens de 18 a 23 anos. A oportunidade foi aberta para alunos do projeto Inclusão Digital, realizado pela Comunidade Kolping, e também para jovens que não participam do projeto.

A iniciativa faz parte da estratégia da Fibria para criar e fortalecer oportunidades de trabalho na atividade florestal, com a formação de mão obra especializada para a região de Três Lagoas. “É importante para a empresa capacitar trabalhadores em atividades ligadas ao seu negócio, pois assim pode contar com profissionais qualificados em sua região. Além disso, o curso promove oportunidades de trabalho aos jovens da comunidade”, avaliou o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Fibria, José Alexandre Monteiro dos Santos.

Conteúdo – Conforme o coordenador do Centro Técnico de Formação de Operadores e Mecânicos Florestais da Fibria, Artur Antonio Mazon, o conteúdo do curso é composto por assuntos técnicos relativos à tecnologia hidráulica móbil, ferramentas, tecnologia mecânica e manutenção de máquinas pesadas.

“Os assuntos transversais como hidráulica e elétrica básicas são ministrados pelo Senai. Já os assuntos específicos, relacionados à tecnologia utilizada nos equipamentos de colheita da Fibria, são desenvolvidos pelo Centro Técnico de Formação de Operadores e Mecânicos Florestais da Fibria”, explicou o coordenador.

O aprendiz Diego Coutinho, de 21 anos, avalia o curso como uma oportunidade de aprender uma profissão. Ele disse que está há alguns meses em Três Lagoas e veio em busca de crescimento profissional. “Corri atrás da Comunidade Kolping para participar do processo seletivo, passei e agora tenho chances de sair daqui com uma profissão e quem sabe até contratado. Depende da minha vontade de crescer”.

Paralelamente ao curso, informou Mazon, são realizadas atividades práticas na oficina central do Horto Barra do Moeda, com a participação dos alunos. O curso terá duração de 12 meses em período integral. Os alunos recebem remuneração de um salário mínimo, alimentação, transporte e plano de saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa – Simone Prati

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feirão de produtos frescos e conhecimento na 1ª Semana da Agricultura Familiar de Três Lagoas

De 24 a 25 de julho, a Arena Mix e a Esplanada da NOB se transformam em pontos de encontro para produtores e consumidores Três...

Agricultura familiar de MS já vendeu mais de R$ 5 milhões a programas estatais em 2025

As maiores vendas foram para programas que destinam alimentos a pessoas financeiramente vulneráveis e a escolas municipais do estado

Queda nos óbitos por síndrome respiratória em MS indica avanço da vacinação

Estado registrou 25 mortes nesta semana, mas número vem diminuindo nas últimas cinco semanas epidemiológicas Mato Grosso do Sul registrou 25 novos óbitos por Síndrome...