21.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Fibria apresenta balanço positivo de sequestro de carbono

07/01/2014 – Atualizado em 07/01/2014

Duplicar a absorção de carbono faz parte das metas de longo prazo da empresa, previstas para serem cumpridas até 2025

Por: Assessoria

Duplicar a absorção de carbono na atmosfera é uma das metas de longo prazo da Fibria e a atualmente, a Unidade Mato Grosso do Sul possui uma proporção de sequestro de carbono de 2,79 toneladas de CO2eq por 1 tonelada de celulose produzida.

O número, considerado um bom indicador, é possível devido a Unidade ser nova e utilizar as mais modernas tecnologias que permitem a redução na utilização de combustíveis fósseis.

De acordo com as metas de longo de prazo, a companhia pretende aumentar o sequestro líquido de 5,5 milhões de tCO2eq/ano, registro de 2011, para 11,1 milhões de toneladas de carbono equivalente por ano até 2025, por meio de áreas de florestas (plantios de eucalipto, reservas nativas e restauração de áreas degradadas com espécies nativas).

Benefícios

O aumento do sequestro de carbono proporciona a redução da concentração na atmosfera de gases de efeito estufa, isso porque as árvores absorvem mais carbono (CO2) durante sua fase de crescimento. Como o ciclo do eucalipto no Brasil é curto, com duração de seis a sete anos, e dos mais produtivos do mundo, as florestas plantadas com fins industriais dessa espécie são altamente eficientes na captura de carbono.

Nas áreas onde as florestas são plantadas, na medida em que se colhe uma árvore, outra muda é plantada em seu lugar, dando início a um novo ciclo de absorção de carbono. Além da absorção anual, as florestas plantadas são também um importante estoque de carbono. Isso porque apenas 1/7 da área é colhida e plantada por ano, enquanto 6/7 permanecem crescendo.

De acordo com os resultados do inventário de emissão de gases de efeito estufa de 2012, os plantios de eucalipto da Fibria e suas reservas nativas sequestraram mais de 17 milhões de toneladas de carbono equivalente, sendo cerca de 16 milhões nos plantios de eucalipto e mais de 1 milhão em área de conservação da companhia.

Do mesmo modo, o balanço líquido, resultado do sequestro total (sequestro dos plantios mais 50% do sequestro das áreas nativas) menos as emissões provenientes da queima de biomassa e queima de combustíveis fósseis nos processos florestais, industriais e logísticos da empresa, foi de 3,8 milhões de toneladas de CO2eq. Ou seja, para cada tonelada de CO2 emitida, a Fibria sequestra 3 toneladas de dióxido de carbono.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 966 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 347 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”