34.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de setembro, 2025

FGV divulga resultado final das inscrições por cotas e atendimentos especiais no CNU 2025

Mais de 250 mil candidatos se inscreveram para vagas reservadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência; concurso terá provas em outubro e dezembro

A Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, divulgou nesta semana o resultado definitivo da homologação das inscrições para candidatos que concorrem às vagas reservadas por cotas. Também foram publicados os resultados dos pedidos de atendimento especial, voltados a gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As listas definitivas estão disponíveis no site oficial da FGV e trazem os nomes dos candidatos por número de inscrição, nome completo e bloco temático, em ordem alfabética. Os interessados também podem acessar individualmente o resultado da solicitação, utilizando CPF e senha do portal Gov.br, na área de acompanhamento do concurso.

Cotas e inclusão

Nesta segunda edição, o CPNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos públicos federais. O concurso já reflete as mudanças da nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025), regulamentada pelo Decreto nº 12.536/2025, que ampliou para 30% o percentual mínimo de reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais.

A distribuição total das vagas reservadas no CPNU 2 ficou assim definida:

  • 25% para pessoas negras;
  • 5% para pessoas com deficiência (PCDs);
  • 3% para indígenas;
  • 2% para quilombolas.

Com isso, 35% do total de vagas estão destinadas às ações afirmativas. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a política já está em vigor no concurso, apelidado de “Enem dos Concursos”.

Ao todo, foram homologadas 252.596 inscrições de candidatos nas categorias de cotas. Apenas pessoas autodeclaradas negras somam 210.882 inscritos, o que representa 27,7% do total de mais de 760 mil participantes.

Calendário do concurso

As provas do CPNU 2025 serão aplicadas em duas etapas:

  • Primeira fase: 5 de outubro – Prova objetiva, com questões de múltipla escolha.
  • Segunda fase: 7 de dezembro – Prova discursiva, que avaliará domínio do conteúdo, argumentação e clareza.

O resultado da primeira fase e a convocação para a etapa discursiva estão previstos para o dia 12 de novembro.

Confirmação da autodeclaração

Candidatos aprovados que se inscreveram para as vagas por cotas passarão por um processo de confirmação complementar da autodeclaração, entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, nas cidades onde realizaram as provas.

A comissão avaliadora, formada por cinco membros indicados pela FGV, utilizará exclusivamente critérios fenotípicos para aferir a autodeclaração de candidatos negros. Será considerado apto o candidato reconhecido como negro pela maioria da comissão.

Para PCDs, o processo incluirá a verificação de documentos comprobatórios, como laudos médicos, para garantir o cumprimento dos critérios exigidos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira virtual busca ampliar inclusão de PCDs no mercado de trabalho com 7 mil vagas

Inclui PcD reúne empresas de diferentes setores e promove capacitação gratuita nos dias 2 e 3 de setembro

Implante contraceptivo deve ser ofertado por planos a partir de hoje

O Implanon passa a ser de oferta obrigatória pelos planos de saúde A partir desta segunda-feira (1º), planos de saúde devem incluir em sua cobertura,...

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total O Brasil superou em julho, pela primeira vez na história, a marca de...