23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

FETEMS e SAD definem edital de Concurso para 4 de março

Educação – 25/02/2013 – 11:02

No início da tarde desta sexta-feira (23), a direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mao Grosso do Sul) participou de uma reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado e a secretária de administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos, para analisar o texto do edital do concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino. Ficou estabelecido que publicação do Edital no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, ocorra na segunda-feira, dia 4 de março.

A autorização foi publicada na quinta-feira (21) com o lançamento do edital previsto para quinta-feira, 28 de fevereiro. Nesse dia será realizado um ato público na Federação, às 19h30, com a presença de trabalhadores em educação, para que seja assinado o edital do concurso dos professores.

Foi definido que serão abertas 1.200 vagas, com as provas sendo realizadas provavelmente no dia cinco de maio. O primeiro domingo do mês. Para participar é necessário ter nível superior. Aqueles que possuem especialização, mestrado e doutorado obterão mais pontos.

Na prova, disciplinas específicas terão peso seis, português terá peso dois e o restante das questões, peso um. Para ser aprovado será necessário acertar pelo menos 50% da prova específica e não zerar nenhuma das demais disciplinas.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a reunião convocada pela SAD (Secretaria de Administração) foi para fazer a leitura do texto do Edital. “A Secretária Thiê (Higuchi) chamou a FETEMS para debatermos os últimos ajustes do Edital antes da publicação. Confirmamos que o Governo atendeu as nossas reivindicações, entre elas a regionalização do Concurso. Essa é uma das principais solicitações da categoria, porque facilita o acesso aos candidatos, conseguimos que a prova seja realizada em Campo Grande, em Dourados, Naviraí e Três Lagoas”, disse.

Conforme explicou o presidente da Federação, após a publicação do edital, a entidade já começará a debater com a SED (Secretaria Estadual de Educação), a realização do concurso dos funcionários administrativos em educação. “Avançamos nas conquistas e vamos continuar lutando para conseguirmos mais melhorias para a carreira dos trabalhadores em educação e para a qualidade do ensino público”,disse Roberto Botareli.

O Concurso Público era o último ponto que faltava do Pacto de Valorização, assinado com o Governo do Estado, em outubro do ano passado após uma intensa pressão dos Trabalhadores em Educação, capitaneada pela Federação.

Na quinta-feira (28) a FETEMS convocou um Conselho de Presidentes, com os dirigentes sindicais dos 72 SIMTEDS (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação), afiliados a Federação para debater as questões relacionadas ao concurso público e outras bandeiras de luta da categoria, entre elas a Greve Nacional organizada pela CNTE(Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação); Mobilização Marcha 6 de março promovida pela CUT (Central Única dos Trabalhadores);Inclusão dos Administrativos no Estatuto dos Profissionais da Educação Básica; Concurso Grupo Magistério e Seminário Estadual Conselho do FUNDEB.

Representaram a Federação na reunião desta sexta-feira,o presidente, Roberto Botareli, o secretário de finanças, Jaime Teixeira, o secretário de políticas municipais, Ademar Plácido da Rosa e secretária adjunta,Maria Ildonei de Lima Pedra.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...