Inclui PcD reúne empresas de diferentes setores e promove capacitação gratuita nos dias 2 e 3 de setembro
O mês de setembro começa com uma importante iniciativa voltada à inclusão profissional de pessoas com deficiência (PCDs). A feira virtual Inclui PcD, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, vai oferecer 7 mil vagas de emprego em diversas áreas e regiões do Brasil. A participação é gratuita e o acesso é feito por meio de inscrição no site oficial da plataforma.
A ação marca o início do mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e busca ampliar a presença de PCDs no mercado de trabalho formal. Entre as empresas participantes estão nomes de peso como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes-Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo.
Além das oportunidades de emprego, a programação inclui palestras e painéis sobre diversidade, inclusão e acessibilidade, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e a capacitação de profissionais e empresas.
INSCRIÇÃO
Organizada pela Egalite, consultoria especializada na inclusão de PCDs no mercado de trabalho, a Inclui PcD permite o cadastro de candidatos dentro das seguintes categorias: deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência psicossocial, transtorno do espectro autista (TEA) e reabilitados do INSS.
As vagas contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. As entrevistas e interações com os recrutadores são feitas diretamente pela plataforma.
INCLUSÃO NO BRASIL
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,3% da população com 2 anos ou mais de idade. O mesmo levantamento revelou que 2,4 milhões de brasileiros declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), o equivalente a 1,2% da população.
Apesar da legislação vigente, como a Lei nº 8.213/91, que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a reservar parte de suas vagas para PCDs, a inserção dessa população no mercado de trabalho ainda enfrenta barreiras significativas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2022) mostrou que apenas 26,6% das pessoas com deficiência estão ocupadas, índice bem abaixo dos 60,7% da população sem deficiência. Além disso, mais da metade dos PCDs ocupados (55%) atuam na informalidade, contra 38,7% entre os demais trabalhadores.
INOVAÇÃO
Para o diretor executivo da Egalite, Guilherme Braga, a inclusão de pessoas com deficiência vai além do cumprimento da lei, é uma estratégia inteligente e necessária para a inovação nas empresas.
“Tem uma questão muito forte de inovação quando falamos de equipes diversas. Ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade faz com que a empresa pense de forma mais criativa e consiga atender a um público mais amplo”, afirmou à Agência Brasil.
Em suas cinco edições anteriores, a Inclui PcD já ofereceu mais de 35 mil vagas de trabalho. A expectativa é que a edição de 2025 contribua ainda mais para reduzir as desigualdades no acesso ao emprego formal enfrentadas por milhões de brasileiros com deficiência.
Com informações Agência Brasil