27.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Feira virtual busca ampliar inclusão de PCDs no mercado de trabalho com 7 mil vagas

Inclui PcD reúne empresas de diferentes setores e promove capacitação gratuita nos dias 2 e 3 de setembro

O mês de setembro começa com uma importante iniciativa voltada à inclusão profissional de pessoas com deficiência (PCDs). A feira virtual Inclui PcD, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, vai oferecer 7 mil vagas de emprego em diversas áreas e regiões do Brasil. A participação é gratuita e o acesso é feito por meio de inscrição no site oficial da plataforma.

A ação marca o início do mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e busca ampliar a presença de PCDs no mercado de trabalho formal. Entre as empresas participantes estão nomes de peso como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes-Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo.

Além das oportunidades de emprego, a programação inclui palestras e painéis sobre diversidade, inclusão e acessibilidade, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e a capacitação de profissionais e empresas.

INSCRIÇÃO

Organizada pela Egalite, consultoria especializada na inclusão de PCDs no mercado de trabalho, a Inclui PcD permite o cadastro de candidatos dentro das seguintes categorias: deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência psicossocial, transtorno do espectro autista (TEA) e reabilitados do INSS.

As vagas contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. As entrevistas e interações com os recrutadores são feitas diretamente pela plataforma.

INCLUSÃO NO BRASIL

De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,3% da população com 2 anos ou mais de idade. O mesmo levantamento revelou que 2,4 milhões de brasileiros declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), o equivalente a 1,2% da população.

Apesar da legislação vigente, como a Lei nº 8.213/91, que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a reservar parte de suas vagas para PCDs, a inserção dessa população no mercado de trabalho ainda enfrenta barreiras significativas.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2022) mostrou que apenas 26,6% das pessoas com deficiência estão ocupadas, índice bem abaixo dos 60,7% da população sem deficiência. Além disso, mais da metade dos PCDs ocupados (55%) atuam na informalidade, contra 38,7% entre os demais trabalhadores.

INOVAÇÃO

Para o diretor executivo da Egalite, Guilherme Braga, a inclusão de pessoas com deficiência vai além do cumprimento da lei, é uma estratégia inteligente e necessária para a inovação nas empresas.

“Tem uma questão muito forte de inovação quando falamos de equipes diversas. Ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade faz com que a empresa pense de forma mais criativa e consiga atender a um público mais amplo”, afirmou à Agência Brasil.

Em suas cinco edições anteriores, a Inclui PcD já ofereceu mais de 35 mil vagas de trabalho. A expectativa é que a edição de 2025 contribua ainda mais para reduzir as desigualdades no acesso ao emprego formal enfrentadas por milhões de brasileiros com deficiência.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa da Criança do Projeto Ballet Transformando Vidas

No dia 31 de outubro, foi realizada a Festa da Criança do Projeto Ballet Transformando Vidas, uma comemoração especial que também marcou os 4...

Festa de 40 anos do Dr. Guilherme Fidelis

No último sábado, 1º de novembro, a Associação Médica foi palco de uma noite memorável: a comemoração dos 40 anos do Dr. Guilherme Fidelis....

“Oportunidade em Movimento” oferece 100 vagas de emprego em Três Lagoas

Ação conjunta entre Prefeitura e empresa privada promove seleção de trabalhadores em cinco regiões do município