22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de abril, 2026

Família raspa cabelo em apoio à empresária de MS que tem doença autoimune: ‘Amor radical’

Fernanda Lima, de 29 anos, recebeu o diagnóstico de alopecia areata há quase três anos, desde então, a fé, a auto aceitação e o apoio de familiares foram fundamentais no processo. O momento do corte de cabelo foi registrado em vídeo, assista na reportagem.

06/04/2021 07h34
Por: Gabrielle Borges

“Comecei a perder minha identidade”, assim que Fernanda Lima, de 29 anos, descreve o momento quando começou a perder o cabelo. A empresária, que foi diagnosticada há quase três anos com alopecia areata, doença autoimune que ocasiona a queda de cabelo e pelos pelo corpo, foi surpreendida pela família. Irmã, pai e esposo rasparam o cabelo em apoio.

Como Fernanda relembra, os familiares “estavam demostrando um amor radical, um amor de família”. Até então, a empresária registraria apenas o corte de cabelo dela, de forma surpreendente, a irmã gêmea a surpreendeu e também começou a raspar a cabeça. No vídeo, é possível ver que o marido de Fernanda e o pai tiveram a mesma atitude.

“Eu nunca tinha pensado em aparecer na internet careca. Depois que vimos o vídeo, percebemos que tínhamos que postar. Outras pessoas podem olhar e ver, podemos aproximar famílias, fazer com que elas fiquem mais unidas”, explica Fernanda sobre o vídeo que ganhou as redes sociais.

Fernanda conta que a o ato dos familiares em raspar o cabelo foi contagiante. De um lado via a irmã demostrando amor, e do outro enxergava que a atitude não seria necessária.

Fernanda explica que a doença começou de forma branda em 2018, e conforme os sentimentos e emoções dela afloravam, a queda do cabelo seria vista posteriormente.

Auto aceitação: um processo

Na história de Fernanda, o ato de se olhar no espelho é dividido em três etapas. “No começo, quando descobri, eu questionava minha identidade ao me olhar no espelho, não entendia que era eu. Depois, após começar a aceitar, comecei a construir uma outra identidade. Agora, vejo beleza em outros lugares do meu corpo”, disse Fernanda.

“Antes, eu achava que eu era meu cabelo, minha identidade passava por ele. Hoje eu passei a entender que eu sou muito mais que o meu cabelo”, a forma de aceitação foi como um processo para Fernanda, que ainda está em construção.

“É como se os anticorpos combatessem os meus sentimentos. Foi muito doloroso. Quando eu passei a entender que não é o meu cabelo que me caracteriza, eu comecei a declarar que aquilo não fazia parte da minha vida. Com fé, oração e coisas boas entendi tudo aquilo”, declarou Fernanda.

A empresária e pastora compartilha que o processo fez com que ela descobrisse uma outra identidade.

“Aquilo que ensinava, tive que colocar em prática”

Fernanda conta que o tratamento da alopecia areata foi gradual. No início, a empresária, que também é pastora em uma igreja evangélica de Campo Grande, explica que aplicava remédios nas falhas, de forma localizada.

A queda de cabelo veio de forma intensa para Fernanda no começo deste ano. No final de 2020, a empresária foi diagnosticada com infertilidade, e logo após contraiu a Covid-19.

Fernanda explica que como pastora, sempre apoio e ensinou o amor próprio para outras mulheres. “Sempre falava para que elas se amassem, aceitassem e se vissem bem. Eu coloquei a prova tudo aquilo que ensinava há tantos anos para tantas mulheres. Eu me coloquei, literalmente, no lugar delas. Eu tinha o conhecimento, eu precisava aplicar ele”.

Há um ano, Fernanda, além de compartilhar a experiência com suas fiéis e amigas da igreja, usa as redes sociais para compartilhar cartas. “São cartas para autoestima, lá eu tenho sempre cartas para autoestima das mulheres. Eu coloco cartas minhas e de amigas e mensagens de Deus para os outros. Eu tenho a internet como um ferramenta para atingir outras mulheres”.

Fernanda deposita na fé a esperança em ter o cabelo de volta. “Por dentro eu já sou curada, quero que isso se mostre por fora. Quero mostram esta atitude de coragem para as pessoas, para eles amarem os outros com mais radicalidade”.

Esposo e a irmã de Fernanda Lima também rasparam o cabelo — Foto: Fernanda Lima/Arquivo pessoal

A irmã de Fernanda Lima foi a primeira a cortar o cabelo como homenagem — Foto: Fernanda Lima/Arquivo pessoal

Foto de quando Fernanda Lima ainda não tinha recebido o diagnóstico de alopecia areata — Foto: Fernanda Lima/Arquivo pessoal

Fernanda Lima e o marido que adotou a homenagem — Foto: Fernanda Lima/Arquivo pessoal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS lança manual inédito para fortalecer integridade e transparência na gestão pública

Documento elaborado pela Controladoria-Geral do Estado é um dos primeiros do país e orienta órgãos na implantação de programas de compliance

Chikungunya avança em MS com mais de 7,5 mil casos prováveis e 13 mortes confirmadas

Boletim da Secretaria de Saúde aponta aumento da doença em 2026, enquanto dengue segue com baixa incidência e sem óbitos no Estado

Procon-MS celebra 40 anos com ações sustentáveis e digitalização de processos

Órgão reforça compromisso ambiental ao reciclar toneladas de papel e adotar práticas de consumo consciente em Mato Grosso do Sul