29/09/2014 – Atualizado em 29/09/2014
Família faz apelo em redes sociais para ajudar menino com leucemia
Diagnóstico de leucemia foi divulgado à família no último dia 23
Por: Diario Digital
Família e amigos do pequeno Calebe Gonçalves Macedo, de 2 anos, se uniram para mobilizar pela internet uma rede de solidariedade em prol da vida do menino que foi diagnosticado com leucemia na semana passada.
Ele está internado na Santa Casa de Misericórdia em Campo Grande e necessita de doações de sangue e de medula óssea. A família, que mora em Dois Irmãos do Buriti, descobriu a doença na terça-feira (23) e, em razão da gravidade do caso, o menino acabou sendo internado no dia seguinte, na Santa Casa, da Capital. No momento, ele precisa, com urgência, de doações de sangue para manter o tratamento e de um doador de medula óssea compatível para curá-lo.
Os amigos e familiares tem compartilhado por meio das redes sociais, a história do menino para tentar mobilizar possíveis doadores. Apesar do tipo sanguíneo de Calebe ser B positivo, ele necessita de qualquer tipagem, já que o hospital faz substituição de bolsas. Quanto ao doador de medula é necessário ter entre 18 e 54 anos de idade, com bom estado geral de saúde.
No Hemocentro é retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Fazendo o cadastro, você poderá ser acionado ao ser identificado como compatível, até os 60 anos.
De acordo com a tia de Calebe, Karina Fernandes Macedo, os médicos devem analisar primeiro o estado do seu sobrinho, para depois iniciar os testes de compatibilidade. “Ficamos desesperados porque ele passou bem mal. Ontem, por exemplo, ficou em estado de emergência devido as plaquetas baixas. Não sabemos ainda, se os quatro irmãos poderão ser compatíveis, mas temos essa esperança”, destacou.