17/02/2016 – Atualizado em 17/02/2016
Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula
A apresentadora Toninha Campos recebeu na manhã desta quarta-feira (17) a visita da família de Ana Lidia, uma criança cardiopata de apenas três anos de idade, que realiza tratamento no Instituto do Coração (INCOR) em São Paulo e no mês de Janeiro teve dificuldades para realizar a viagem a capital paulista e foi ajudada pelos ouvintes da Rádio Caçula através de uma campanha lançada por esta emissora.
Há cinco dias da data agendada para que Ana realizasse seus exames e passasse por consulta no instituto, a família da menina não tinha nenhuma posição do município em relação ao beneficio do TFD (Tratamento Fora de Domicilio) garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e desesperada, Ivone Portella Balota, avó da criança, procurou ajuda com a equipe da Rádio Caçula.
Ivone relatou que sua neta nasceu com um problema de insuficiência cardíaca, provocada pelo lupos e diabetes gestacional contraída pela mãe durante a gravidez, o que ocasionou na doença cardíaca do bebe, que já no ventre apresentava batimentos cardíacos máximo de 53 BPM, quando o nível normal para um bebe, varia entre 75 e 175, conforme o tamanho do feto.
Durante o ultimo mês de gestação a mãe da criança permaneceu internada no Hospital das Clinicas em São Paulo, onde foi acompanhada de perto por especialistas e logo após passar por uma cesariana, o bebe foi internado em uma unidade de terapia intensiva neonatal no Incor, onde permaneceu por 17 dias.
A história da pequena Ana Lidia comoveu a apresentadora Toninha Campos que lançou uma campanha em seu programa com o objetivo de angariar fundos para custear a viagem e a estadia da família em São Paulo, e com a ajuda dos ouvintes e internautas da Rádio Caçula, a meta foi atingida na manhã do lançamento da ação e a menina pode viajar e realizar seu tratamento.
Nesta manhã (17) Ivone e Ana Lidia procuraram novamente a Rádio Caçula para agradecer a todas as pessoas que se comoveram com sua historia e que ajudaram que sua viajem e a consulta fosse um sucesso.
Ivone nos contou que a criança continua na fila para colocar o marca passo e que como Ana Lidia é muito nova, os médicos optaram em aguardar o desenvolvimento da menina que será acompanhado de perto pela equipe médica do hospital.
Ivone disse que a próxima consulta da Ana Lidia esta marcado para o dia 10 de Agosto e que agora a família esta tranquila, pois conseguiu apoio do estado para realizar a viagem para São Paulo.





