15.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Família Acolhedora é tema de palestra da Escola do Legislativo em Três Lagoas

Na manhã desta terça-feira (26), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas a palestra sobre Família Acolhedora, com Neusa Cerutti, organizada pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Câmara Municipal.

Neusa Cerutti é assistente social e consultora nacional em acolhimento familiar, especialista em fundamentos do trabalho do assistente social e enfrentamento da violência intrafamiliar, mestranda em serviço social, membro pesquisadora na área da infância, inscrita no CNPQ pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/Toledo. É bacharel em Direito. Coordenou o serviço de acolhimento em familiar em Cascavel, no Paraná, por 11 anos. Tem mais de 20 anos de experiência no trabalho com crianças vítima de violações de direitos.

A assistente social fez uma apresentação histórica de como surgiu o acolhimento, ressaltando aspectos culturais e acontecimentos que determinaram a visão de família que a sociedade tem hoje, como a roda dos expostos, que foi implantada no Brasil em Salvador, no ano de 1726. “Vivemos em uma sociedade que aprendeu a punir por meio da violência. Quando uma criança fala que apanhou dos pais, pensamos que ela deve ter aprontado algo e mereceu apanhar”, explicou Neusa, que destacou: “precisamos quebrar paradigmas”.

Emocionando a todos, Neusa relatou alguns casos que viveu em Cascavel, ou casos que acompanhou durante seus anos de experiência, que foram muito afetados por preconceitos. São casos de abusos, abandono e violência que precisam de muito amor e acolhimento para preparar crianças e adolescentes a criarem laços e vínculos familiares.

Outra questão muito forte que sempre surge quando o assunto é Família Acolhedora é o julgamento de que essas pessoas que acolhem sofrem. “Tem gente que fala que essas pessoas só acolhem por dinheiro. Mas eu digo: a gente projeta no outro o que a gente é. Então, essas pessoas falam isso porque só acolheriam por dinheiro, porque não têm amor para dar, por isso acreditam que outras pessoas também não têm”.

Encerrando, Neusa resumiu o papel e a importância da Família Acolhedora: “a família que adota vai gerar filhos no coração, criar laços. A família acolhedora vai ajuda a criar os filhos do coração, filhos capazes de criar laços com a família que vai adotá-lo”.

Estavam presentes os vereadores Doutor Cassiano Maia, presidente da Câmara, Tonhão, Marcus Bazé, Evalda Reis e Professor Negu Breno, assim como assessores e representantes de cada gabinete.

Informações da CMTL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...