23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Falha em cabo pode ter alterado experiência com Neutrinos

Internacional – 24/02/2012 – 15:02

No ano passado, um experimento chamado OPERA realizado no CERN mostrou que neutrinos viajaram a uma velocidade maior do que a da luz, colocando em dúvida a teoria da relatividade de Einstein. A repercussão da descoberta foi estrondosa: se a teoria da relatividade fosse falha, viagens no tempo seriam possíveis.

Mas agora, acredita-se que os resultados dessa experiência foram alterados por uma conexão de fibra óptica com problemas entre um GPS e um computador. No experimento, neutrinos disparados no CERN chegaram ao seu destino 60 nanosegundos antes do previsto, mostrando que eles viajaram a uma velocidade superior à luz. No entanto, após os aparelhos serem calibrados, essa discrepância desapareceu, sugerindo que ela tenha sido um erro de cálculo.

Em outras palavras: não foi provado que objetos consigam atingir uma velocidade maior do que a da luz. A teoria da relatividade permanece correta e a viagem através do tempo é uma possibilidade cada vez mais distante – pelo menos até agora.

Mais testes serão feitos para confirmar que houve um erro.

Fonte: Galileu

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional