25/05/2014 – Atualizado em 25/05/2014
Por: Folha Press
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (21) que introduzirá em seu aplicativo a capacidade de “ouvir” e identificar música e programas de TV que estiverem sendo reproduzidos no momento em que o usuário (que poderá ativar ou desativar a função) escreve uma postagem na rede.
A ideia seria adicionar essa informação à atualização que está sendo feita -incluindo, por exemplo, o texto “ouvindo “Billie Jean’ por Michael Jackson” a um post.
A função estará disponível para usuários de Android e de iOS “ao longo das próximas semanas”, escreveu a empresa americana em comunicado.
Dessa maneira, o Facebook inclui um arquivo por meio dos serviços parceiros Deezer, Rdio ou Spotify com 30 segundos da canção que está sendo reproduzida para que os contatos na rede possam ter acesso à música sem deixar a página.
Há aplicativos que exercem essa exata função, como os competentes Shazam e Soundhound. Uma das fontes de renda desses apps é oferecer links para que o usuário compre a canção ou o álbum que contém a canção descoberta.
Segundo um teste realizado pelo site “Re/Code”, a ferramenta -atualmente indisponível para o público em geral- não foi muito competente, e não foi capaz de identificar música que estava sendo tocada. À publicação, o Facebook recusou-se a especificar que base de dados usará.
A impressão da reportagem do “Business Insider”, por outro lado, foi positiva -o app do Facebook se saiu melhor que o Shazam.
