32.9 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Facebook é principal alvo da fiscalização da TRE

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

Por: Diário Digital

Neste primeiro mês de campanha a fiscalização às redes sociais, a Justiça Eleitoral tem encontrado irregularidades principalmente na criação de perfis fakes no Facebook, onde já foram bloqueados seis por determinação judicial. “Zé Povinho”, “Confraria da Mentira, “Pau na Mula” MS”,“Cleiton Okano”, “João de Deus” e “Aqui o Sistema é Bruto”, são alguns dos perfis já bloqueadas em decisões do Juiz Auxiliar Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Emerson Cafure.

De acordo com o magistrado, o bloqueio é o meio de manter a lisura e a adequação da propaganda eleitoral via internet, já que as matérias veiculadas nitidamente “extrapolaram o senso crítico do comumente aceitável, transbordando do direito constitucional de livre manifestação do pensamento e de liberdade de comunicação e informação”. De acordo com a decisão do TRE, os perfis do Facebook, foram criados com o claro objetivo de veicular matérias ofensivas ao candidato ao governo do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nas duas Petições, foi concedida a liminar para o bloqueio dos perfis que, ao veicular matérias ofensivas ao candidato, tem o claro objetivo de desequilibrar o pleito ao transbordar dos limites da crítica aceitável, de forma gratuita e desnecessária, para adentrar na ofensa pessoal, mormente quando são falsos e anônimos, o que configura crime eleitoral e propaganda ilícita.

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova pesquisa de preços de combustíveis é divulgada pelo Procon de Três Lagoas

Pesquisa apresenta os preços atualizados nas bombas, incluindo o acréscimo para pagamentos com cartão de crédito e débito.

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.