19.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de janeiro, 2026

Faça testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis

Na manhã desta quinta (12), Julia Vasquez, âncora do programa “Linha Direta com a Notícia” da Rádio Caçula FM, conversou com a enfermeira Mirian Girata, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que atua no enfrentamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, Sífilis, Hepatites, entre outras.

De acordo com Mirian, todas as pessoas que praticam sexo desprotegido estão suscetíveis a alguma infecção, sejam elas heterossexuais ou homossexuais. “Não existe uma população ou faixa etária específica onde os casos são maiores. Adolescentes, adultos e idosos devem usar preservativo sempre”, declarou.

Julia questionou se os casos diminuíram durante a pandemia, já que em tese, as pessoas deveriam ficar em casa, mas a enfermeira afirmou que não notaram redução no atendimento, apenas na quantidade de pessoas que procuraram a testagem.

“Durante a pandemia nós atendemos normalmente, com limitação de público, para evitar aglomeração, mas seguimentos em funcionamento, até mesmo porque, questões de saúde não podem esperar”, disse Mirian.

A enfermeira destacou que preservativos e testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Três Lagoas (MS), sendo necessário apenas a apresentação de um documento oficial com foto para a realização dos exames que ficam prontos em minutos. Já os preservativos masculinos ou femininos podem ser retirados na quantidade que a pessoa necessitar, com total discrição e sem a apresentação de nenhum documento. Para mais informações, ligue: (67) 3929-9893.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto gratuito leva saúde e qualidade de vida a moradores do Jardim Nova Europa

Iniciativa voluntária do educador físico Josemar Batista oferece hidroginástica a pessoas encaminhadas pelo SUS e atende principalmente idosos e pacientes com dores crônicas Um projeto...

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação

“Seguimos com um mercado aquecido”, diz diretora da FUNTRAB sobre emprego formal em MS

Marina Dobashi explicou que estado manteve mais de 709 mil empregos com carteira assinada em 2025, impulsionado pela expansão industrial e investimentos em celulose