22.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 9 de dezembro, 2025

Faça testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis

Na manhã desta quinta (12), Julia Vasquez, âncora do programa “Linha Direta com a Notícia” da Rádio Caçula FM, conversou com a enfermeira Mirian Girata, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que atua no enfrentamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, Sífilis, Hepatites, entre outras.

De acordo com Mirian, todas as pessoas que praticam sexo desprotegido estão suscetíveis a alguma infecção, sejam elas heterossexuais ou homossexuais. “Não existe uma população ou faixa etária específica onde os casos são maiores. Adolescentes, adultos e idosos devem usar preservativo sempre”, declarou.

Julia questionou se os casos diminuíram durante a pandemia, já que em tese, as pessoas deveriam ficar em casa, mas a enfermeira afirmou que não notaram redução no atendimento, apenas na quantidade de pessoas que procuraram a testagem.

“Durante a pandemia nós atendemos normalmente, com limitação de público, para evitar aglomeração, mas seguimentos em funcionamento, até mesmo porque, questões de saúde não podem esperar”, disse Mirian.

A enfermeira destacou que preservativos e testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Três Lagoas (MS), sendo necessário apenas a apresentação de um documento oficial com foto para a realização dos exames que ficam prontos em minutos. Já os preservativos masculinos ou femininos podem ser retirados na quantidade que a pessoa necessitar, com total discrição e sem a apresentação de nenhum documento. Para mais informações, ligue: (67) 3929-9893.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Copa Osmar Dutra de Futebol Society inicia neste domingo em Três Lagoas

Competição chega à 10ª edição com premiação em dinheiro e entrega de bola oficial para todas as equipes inscritas.

Militar fica ferido após colisão com carro estacionado e acaba autuado por embriaguez ao volante

Cabo do Exército sofreu escoriações, recusou atendimento inicial e só depois pediu socorro, onde ele também negou o teste do bafômetro.

Confraternização dos Arquitetos de Três Lagoas reúne criatividade, elegância e boas energias

Na última sexta-feira, dia 5, o Taj Hotel foi palco da aguardada Confraternização dos Arquitetos de Três Lagoas, promovida pelo Espaço Decor Móveis, dos...