25.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

Fábrica para produzir 60 milhões de ‘Aedes do Bem’ é inaugurada em SP

26/10/2016 – Atualizado em 26/10/2016

Quantidade será produzida por semana em unidade instalada em Piracicaba. Oxitec diz que gastou R$ 20 milhões e que finalidade ‘não é comercializar’.

Por: Marcio Ribeiro com G1

Uma fábrica capaz de produzir 60 milhões de mosquitos geneticamente modificados por semana para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, foi inaugurada nesta quarta-feira (26) em Piracicaba (SP). O chamado “Aedes do Bem” é utilizado no município desde julho de 2015 e, segundo Prefeitura e Oxitec, empresa que produz o transgênico, reduziu 91% os casos de dengue no 1º bairro que recebeu os insetos.

Inicialmente, a unidade vai fabricar um terço da capacidade total, aproximadamente 20 milhões de machos modificados por semana. A fábrica tem 5 mil metros quadrados e fica no distrito industrial Unileste. Foram gastos cerca de R$ 20 milhões para construção do local, que amplia em 30 vezes a capacidade de produção da Oxitec, que já tinha sede em Campinas (SP).

“Estamos preparados para expandir nossa produção, em qualquer escala, para ajudar a proteger os brasileiros”, disse o diretor da Oxitec, Glen Slade.

Os mosquitos machos transgênicos não picam e não transmitem as doenças. Conforme a empresa, ao serem liberados, eles procuram se reproduzir com fêmeas selvagens do Aedes aegypti. Os filhotes desse cruzamento herdam um gene que faz com que eles morram antes de se tornarem adultos, afirma a Oxitec.

Os descendentes do “Aedes do Bem” também nascem com um “marcador fluorescente” que permite a identificação no laboratório, o que permite rastreamento e monitoramento para avaliação da eficiência do projeto.

Mosquitos 'Aedes do Bem' são alimentados em fábrica de Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Milho puxa queda na produção de grãos em MS, estima IBGE

Previsão aponta colheita de 26,2 milhões de toneladas em 2026, 1,9 milhão a menos que no ano passado A produção de grãos em Mato Grosso...

Governo publica decreto que define cronograma de execução do Orçamento de 2026

Texto estabelece limites de empenho até dezembro e prevê eventual revisão após Relatório Bimestral de Receitas e Despesas O Governo Federal publicou nesta quinta-feira (12),...

Aniversario de Fábio Júnior Silva

Na última quinta-feira, dia 12, o elegante Nathelha Cupim Restaurante foi palco de uma noite especial em comemoração ao aniversário de Fábio Júnior Silva...