33.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Exposição Toque Afro valoriza a cultura negra em Três Lagoas

19/11/2013 – Atualizado em 19/11/2013

A exposição começou ontem, no espaço do Banco do Brasil.

Por: Rayani Santa Cruz/ Portal da Cultura Afro

Começou nesta segunda-feira em Três Lagoas a Exposição Toque Afro, realizada pelo artista Mateus Alves, os objetos da mostra são típicos da influência africana nas manifestações culturais que hoje chamamos de Afro-Brasileiras.

O conjunto de manifestações culturais do Brasil, sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos.

No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Está é a 5°Edição da exposição e serão apresentados ao público cerca de 90 peças relacionadas à culinária, música, dança, arte, objetos de trabalho e religião. Mateus Alves explica que no meio do evento há uma conversa com os público contando desde a vinda dos negros para o Brasil até a atualidade.

“Nós mostramos por meio da exposição toda essa herança negra deixada para os descendentes” afirma Mateus Alves.

É possível perceber nos objetos a grandeza dos símbolos religiosos, panelas usadas há muito tempo pelos escravos e até mesmo objetos que serviam de tortura na época da escravidão. Pode-se perceber que traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

A exposição acontece do dia 18 até dia 22 de novembro, no espaço do Banco do Brasil, na Rua Paranaíba n° 598, centro. Para mais informações 9133 8759.

Foto: Reprodução/ Facebook

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.