16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Exposição Toque Afro valoriza a cultura negra em Três Lagoas

19/11/2013 – Atualizado em 19/11/2013

A exposição começou ontem, no espaço do Banco do Brasil.

Por: Rayani Santa Cruz/ Portal da Cultura Afro

Começou nesta segunda-feira em Três Lagoas a Exposição Toque Afro, realizada pelo artista Mateus Alves, os objetos da mostra são típicos da influência africana nas manifestações culturais que hoje chamamos de Afro-Brasileiras.

O conjunto de manifestações culturais do Brasil, sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos.

No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Está é a 5°Edição da exposição e serão apresentados ao público cerca de 90 peças relacionadas à culinária, música, dança, arte, objetos de trabalho e religião. Mateus Alves explica que no meio do evento há uma conversa com os público contando desde a vinda dos negros para o Brasil até a atualidade.

“Nós mostramos por meio da exposição toda essa herança negra deixada para os descendentes” afirma Mateus Alves.

É possível perceber nos objetos a grandeza dos símbolos religiosos, panelas usadas há muito tempo pelos escravos e até mesmo objetos que serviam de tortura na época da escravidão. Pode-se perceber que traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

A exposição acontece do dia 18 até dia 22 de novembro, no espaço do Banco do Brasil, na Rua Paranaíba n° 598, centro. Para mais informações 9133 8759.

Foto: Reprodução/ Facebook

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo