Mostra gratuita reúne obras de artistas sul-mato-grossenses e marca os 46 anos da instituição
A população de Três Lagoas tem até esta sexta-feira (21) para visitar a exposição Itinerâncias, instalada no hall do bloco 8, piso superior, do Câmpus de Três Lagoas da UFMS (CPTL). A mostra integra as celebrações pelos 46 anos da Federal e apresenta parte do acervo de artes plásticas da instituição, incluindo pinturas, esculturas e obras originais de artistas sul-mato-grossenses. A entrada é gratuita.
A exposição reúne trabalhos de Adilson Schieffer, Anelise Godoy, Auri Borsatto, Brum Becker, Conceição Freitas, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Nilva Barrozo, Richard Perassi e Vânia Pereira.
De acordo com Rozana Valentim, diretora de Arte, Cultura e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, o projeto tem aproximado a arte da comunidade universitária e dos moradores das cidades por onde passa. “Isso promove formação artística e estética, e pode despertar o interesse por outras exposições e ações culturais”, afirma.
A mostra também tem parceria com o município para levar alunos da Educação Básica ao espaço. Segundo Rozana, a presença das crianças cria momentos únicos. “Elas fazem perguntas, querem saber quem são os artistas, se estão vivos, e se encantam quando contamos curiosidades sobre as obras”, relata.
Outro ponto destacado é a participação de artistas locais nas etapas da exposição. “Em cada cidade, convidamos artistas que representam aquele território. Isso fortalece a produção artística regional e reconhece a importância desses criadores para Mato Grosso do Sul”, reforça a diretora.
Após o encerramento em Três Lagoas, a exposição segue para o câmpus da UFMS em Paranaíba.


