25.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de março, 2026

Explosão de bomba mata quatro soldados no sul muçulmano da Tailândia

Geral – 08/03/2012 – 12:03

Quatro soldados foram mortos e um ficou gravemente ferido quando insurgentes detonaram uma bomba às margens de uma estrada no sul muçulmano da Tailândia, informou a polícia nesta quinta-feira (8).

O ataque aconteceu na noite de quarta-feira em Narathiwat, uma das três províncias de maioria muçulmana na fronteira com a Malásia, onde uma sombria insurgência tem custado mais de 5.000 vidas desde 2004, quando ressurgiu uma rebelião separatista da década de 70.

Os soldados viajavam em dois veículos e faziam a segurança durante um festival budista.

Eles foram atacados momentos depois de entregar o corpo de um morador muçulmano à sua família após ele ser morto a tiros por rebeldes suspeitos.

Três dos soldados morreram na hora e o quarto agente morreu no hospital.

Num incidente separado, um produtor de borracha muçulmano foi morto a tiros e sua mulher ficou gravemente ferida nesta quinta-feira quando dois homens armados desconhecidos abriram fogo contra eles enquanto trabalhavam em sua propriedade, informou a polícia.

A região, que fica a mais de 1.100 km da capital Bangcoc, fazia parte de um sultanato muçulmano independente malaio até ser anexada pela majoritariamente budista Tailândia em 1909.

O governo insiste que o envio em larga escala de militares na região rica em borracha é vital para sufocar a rebelião, mas muitos muçulmanos alegam que a presença dos oficiais está intensificando o conflito.

Fonte: r7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Auxiliadora conquista reconhecimento nacional como UTI Top Performer e reafirma excelência em terapia intensiva

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions anunciaram nesta semana os resultados da edição 2026 da certificação anual que reconhece...

Tráfico escancarado em plena luz do dia termina com prisão de suspeito pela Força Tática

Suspeito foi flagrado vendendo maconha e acabou detido com droga dentro de casa usada como ponto de venda.

Foragido tenta se esconder no mato, mas acaba capturado pela GETAM no bairro Paranapungá

Recaptura aconteceu após tentativa de fuga na noite da última segunda-feira, 23.