14.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de julho, 2025

Exército intensifica fiscalização de explosivos em MS

Operação será realizada em 77 estabelecimentos que vendem produtos controlados

06/11/2019 07h55
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O Exército Brasileiro iniciou, nesta terça-feira (5), a Operação Rastilho V, que tem objetivo de intensificar a fiscalização do controle da produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos e produtos similares no Mato Grosso do Sul.

Operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) por intermédio do seu Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON).

Planejamento foi realizado com base nos trabalhos de inteligência e de dados operacionais, elencando 77 empresas para serem fiscalizadas no âmbito da 9ª Região Militar, que abrange os os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o município de Aragarças (GO).

Apesar desse objetivo principal de intensificação da fiscalização, a operação visa também reduzir ou evitar a possibilidade de que explosivos, usados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e usados de forma criminosa.

A fiscalização é exercida com o controle dos estabelecimentos registrados que utilizam explosivos e seus acessórios. Durante as ações, são verificados vários itens abrangendo as atividades de fabricação, comércio, importação, exportação, utilização, tráfego e depósito.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, fiscalizações serão realizadas por equipes compostas por militares do Exército e integrantes dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e demais Agências Governamentais, implicando em um esforço conjunto de profissionais na intensificação da fiscalização.

Operação no que tange o uso de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) em atividades ilícitas vem sendo realizadas desde 2015.

Informações do site Correio do Estado

Fiscalização começou nesta terça-feira - Foto: Foto: Divulgação / Exército

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Velório de Amado Moura será nesta sexta-feira

Famoso fisiculturista de Três Lagoas será velado na Câmara a partir das 7h. O sepultamento será no Cemitério Santo Antônio, às 15h O fisiculturista e...

Prefeito reúne imprensa e vereadores para dar transparência à PPP da iluminação pública em Três Lagoas

Reafirmando o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, convocou uma coletiva de...

Número de trabalhadores com mais de 60 anos cresce quase 70% no Brasil

Com aposentadorias insuficientes e custo de vida elevado, idosos voltam ou permanecem no mercado por necessidade financeira A presença de pessoas com mais de 60...