20.5 C
Três Lagoas
domingo, 12 de abril, 2026

Exames de ingressos à carreira militar devem ser mais rigorosos

Geral – 27/03/2012 – 10:03

Projeto de Takimoto assegura capacitação emocional de profissionais da carreira militar.

Policiais Militares e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado deverão ser submetidos a exames de aptidão mental e de saúde por meio de Junta Médica Especial. A exigência consta no projeto de lei de autoria do deputado George Takimoto (PSL), apresentado na sessão plenária desta quarta-feira (14/3).

A proposta abrange militares aprovados em concurso público para ingressar no Curso de Formação de Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Conforme o texto, os candidatos terão que passar por Juntas de Inspeção de Saúde Militar ou por Junta Médica Especial, constituídas por médicos psiquiatra, neurologista, cardiologista, ortopedista, odontólogos, psicólogos e clínico geral.

O projeto prevê ainda a exigência da tomografia computadorizada de crânio para identificação de patologias clínicas neurológicas como deformações, hematoma cerebral latente, tumor cerebral e hipertensão cerebral.

De acordo com o autor da proposta, o objetivo é assegurar a saúde mental dos profissionais responsáveis pela segurança da população. A iniciativa, afirma o deputado, partiu de discussões em audiência pública promovida em novembro de 2011 na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foi constatada a necessidade da participação de médicos psiquiatras e neurologistas nas avaliações médicas e a realização dos exames tomográficos.

A preocupação, segundo Takimoto, é o grande número de casos de policiais militares e bombeiros militares envolvidos em ocorrências desastrosas, por possuírem incapacidade psíquica para o exercício da função.

Fonte: MS News / MS News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo será de calor, mas com alerta para tempestades em Três Lagoas

Previsão indica máxima de 33°C e risco de chuva forte com raios e ventos intensos

Três Lagoas realiza mais de 100 atendimentos em ação da Semana Nacional da Saúde

Iniciativa no Fórum da Comarca ofereceu vacinação, testes rápidos e orientações à população

Homem tenta matar companheira, invade casa com bebê e acaba preso no Jardim Guaporé

Suspeito ameaçou vítima de morte, tentou fugir por área de mata e foi capturado após invadir residência