26.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Ex-presidente Lula tem todas condenações anuladas pelo ministro Edson Fachin, do STF

Com essa decisão, Lula recupera direitos políticos e está elegível

08/03/2021 15h39
Por: Gabrielle Borges

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve todas as condenações na Justiça Federal anuladas pelo ministro Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão desta segunda-feira (8) foi divulgada há pouco.

As condenações foram fruto de investigações no âmbito da Operação Lava Jato, conduzida pelo ex-juiz federal Sergio Moro. Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná em quatro processos, entre eles os que envolvem os casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

Conforme análise do ministro, os processos de Lula relacionados à Petrobras não deveriam ter sido analisados pela Justiça Federal de Curitiba e, por isso, foi declarada a nulidade das decisões.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados. A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

Fonte: Jornal MidiaMax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Telessaúde amplia acesso a especialistas e reduz filas do SUS em Mato Grosso do Sul

Expansão do tele-ECG, teleconsultas e telediagnóstico fortalece a atenção nos municípios e aumenta resolutividade da rede pública estadual. Com a implantação das bases da saúde...

Homem é preso com 135 frascos de tirzepatida contrabandeados do Paraguai ao tentar fugir da polícia

Suspeito foi abordado em estrada vicinal no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã, e disse que levaria os produtos para revenda em Campo Grande Um homem...

Detran alerta para novos golpes com sites falsos que simulam serviços do órgão em MS

Criminosos criam páginas que imitam o portal oficial para cobrar guias indevidas, tem-se por orientação conferir endereço eletrônico e destinatário antes de pagar