23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Ex-prefeito de Santa Leopoldina vai a júri por crime de mando

Geral – 25/05/2012 – 09:05

O ex-prefeito Idemar Jair Endringer é acusado mandar assassinar três gerações da família Pagung, mortos a golpes de foice e pedradas

O Tribunal do Júri de Santa Leopoldina-ES começa a julgar nesta sexta-feira (25) o ex-prefeito do município Idemar Jair Endringer pela acusação de comandar uma chacina ocorrida em 2002. A Justiça autorizou a presença de uma Unidade de Tratamento Intensivo Móvel (UTI) dentro do Salão do Júri, no Fórum Graça Aranha, no centro de Santa Leopoldina. O ex-prefeito tem problemas cardíacos e já se submeteu a ponte de safena.

Os advogados de Idemar Endringuer, que há pouco tempo cumpria prisão domiciliar, conseguiram que o ex-prefeito responda ao processo em liberdade. Ele foi indiciado pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público Estadual pelo mando no assassinato de três gerações da família Pagung, que foram liquidadas a golpes de foice e pedradas em dezembro de 2002. Na época do crime, Idemar era prefeito de Santa Leopoldina.

O júri será presidido pelo juiz Carlos Ernesto Campostrini Machado, que pediu à Secretaria de Estado da Saúde o envio de uma UTI Móvel, com um cardiologista e enfermeiros, para ficar à disposição dentro no Tribunal do Júri caso haja necessidade de atender o ex-prefeito Idemar. O julgamento começa às 9 horas.

Na chacina, foram assassinadas seis pessoas: Nicolau Pagung, 53 anos; Maria de Lourdes Cruz Pagung, 43; Fabiana Pagung, 14, e Luciana Pagung, 16; além do casal Orlando Cruz de Mendonça, 69 anos, e Lena de Souza Calote, 70 anos. O fazendeiro Adolpho Seick, o filho dele, Ermindo Seick, os vaqueiros Luiz Augusto Felisberto Santana e Dirceu Berger foram condenados pelo crime. De acordo com denúncia do Ministério Público, o então prefeito de Santa Leopoldina, Idemar Jair Entringer, mostrou interesse em comprar as terras nas quais a família Pagung morava, para fazer um loteamento no local.

Dirceu e Ermindo foram condenados a 34 anos de prisão Já Adolfo pegou 36 anos, enquanto Luiz Augusto foi condenado a 5 anos. Todos cumprem prisão em regime fechado.

Fonte: Gazeta Online

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.