Internacional – 25/02/2012 – 14:02
O presidente do Banco Mundial disse neste sábado que seria adequado que os Estados Unidos assumissem um papel preponderante em algumas instituições globais e que o candidato norte-americano certo para ocupar o cargo de próximo presidente da instituição seria bom para os EUA e para o Banco Mundial.
Na semana passada, o Banco Mundial iniciou o processo de indicação para selecionar um novo presidente para suceder Robert Zoellick, que deixa o cargo em junho, convidando nomes de seus 187 países membros. O governo de Barack Obama informou que iria abrir processo para a concorrência.
Zoellick disse à Reuters que os norte-americanos não ocupam altos cargos nas Nações Unidas, na Organização Mundial do Comércio, em bancos regionais nem no Fundo Monetário Internacional.
“Quero que os Estados Unidos tenham um sentimento de responsabilidade quanto ao sistema internacional. Então, nesse sentido, se tivermos o candidato norte-americano certo, acho que pode ser bom para os Estados Unidos e para o banco”.
Fonte: Reuters