17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Estudo testa eletrodos no cérebro para tratar a anorexia

Saúde – 09/03/2013 – 09:03

A implantação de eletrodos no cérebro permitiria melhorar o estado de certos pacientes que sofrem de anorexia grave incurável, segundo estudo preliminar publicado na revista médica britânica The Lancet.

A técnica foi usada em caráter experimental por cientistas americanos e canadenses em seis pacientes com idades entre 24 e 57 anos. Três deles deram sinais de melhora, especialmente no peso, nove meses após a intervenção, destacou o estudo publicado esta semana.

O estímulo cerebral profundo, que consiste em implantar eletrodos no cérebro através de uma pequena cirurgia, já foi utilizado para tratar doentes que sofrem de mal de Parkinson, dores crônicas e transtornos obsessivos compulsivos.

Esta é a primeira vez, segundo os autores, que a técnica é usada para tratar a anorexia, um transtorno de comportamento alimentar.

Além de terem aumentado de peso, a metade dos pacientes tratados registrou uma melhora do humor, bem como uma redução nos transtornos compulsivos.

“Esta melhora do humor e da ansiedade em pacientes com peso insuficiente é particularmente chocante, quando estes doentes geralmente respondem mal às terapias com medicamentos ou a psicoterapias”, destacou o doutor Andrés Lozano, neurocirurgião canadense que coordena o estudo.

A investigação, destinada a estudar a segurança do procedimento, provocou efeitos colaterais em uma paciente que sofreu convulsões duas semanas depois da intervenção, em relação a um problema de metabolismo.

A anorexia é uma patologia que afeta principalmente os adolescentes e particularmente as jovens de 15 a 19 anos. Porém, mais de 20% respondem mal a tratamentos existentes e correm o risco de morrer prematuramente.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao Sistema Único de...

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

Estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29 de julho, as inscrições para as aulas gratuitas do Projeto Ritbox da Prefeitura de Três Lagoas,...

Trabalhador é arremessado de carro em capotamento e morre após ser internado em hospital de Três Lagoas

Luiz Fernando, de Água Clara, não resistiu aos ferimentos após acidente violento na MS 324, onde via é conhecida por más condições e alto risco de acidentes.