20.8 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Estudo revela que estilo de vida tem maior impacto no envelhecimento e na saúde do que a genética

Um estudo liderado pela Oxford Population Health, publicado na Nature Medicine, mostrou que fatores ambientais, como o estilo de vida e as condições socioeconômicas, têm um impacto maior no envelhecimento e na saúde do que a genética.

Utilizando dados do UK Biobank, com quase meio milhão de participantes, a pesquisa revelou que 17% da variação no risco de morte é explicada por fatores ambientais, enquanto a genética contribui com menos de 2%.

Fatores como tabagismo, atividade física e status socioeconômico influenciam significativamente a mortalidade e o envelhecimento biológico. Além disso, a pesquisa destacou que a exposição precoce a riscos, como tabagismo durante a gravidez e sobrepeso na infância, pode afetar a saúde e o risco de morte prematura a longo prazo.

Os pesquisadores enfatizaram a necessidade de políticas públicas para melhorar as condições socioeconômicas e incentivar hábitos saudáveis, a fim de prevenir doenças crônicas e a morte precoce.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.

Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.