29.3 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Estudo revela mecanismo do Zika que agrava microcefalia

Um estudo publicado na revista mBio revelou que o vírus Zika sequestra a proteína ANKLE2, essencial para o desenvolvimento cerebral. Isso amplifica a replicação do vírus e seus efeitos, especialmente em gestantes, devido à capacidade do Zika de atravessar a placenta. Essa descoberta pode abrir novos caminhos para vacinas e tratamentos.

Priya Shah, autora principal do estudo, destacou a importância da ANKLE2 na infecção. Outros vírus, como dengue e febre amarela, também utilizam essa proteína. A pesquisa mostrou que silenciar o gene ANKLE2 em células humanas reduz significativamente a replicação do Zika.

Henrique Freitas, neurologista, explicou que a interação entre o Zika e a ANKLE2 compromete o desenvolvimento cerebral das crianças. O estudo também revelou que o Zika utiliza a ANKLE2 para infectar células de mosquitos, sugerindo a relevância dessa relação em diferentes hospedeiros.

Os resultados sublinham a complexidade dos mecanismos de infecção viral e a necessidade de abordagens interdisciplinares para combater infecções emergentes.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Participam profissionais de saúde, agentes de endemias e comunitários Como parte da nova campanha de prevenção e controle das arboviroses intitulada Não dê chance para...

Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná

Cerca de 10 mil pessoas foram impactadas pelos ventos O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi atingido na tarde desta...

Três Lagoas mantém liderança nas exportações em Mato Grosso do Sul

Com quase 20% das vendas externas do Estado, município se destaca pelo crescimento da celulose e pela diversificação da pauta exportadora.