26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de dezembro, 2025

Estudo relaciona uso de aspirina a tipo de cegueira

Saúde – 22/01/2013 – 16:01

Pessoas que tomam aspirina regularmente por muitos anos, como aquelas com problemas cardíacos, são mais propensas a desenvolver uma forma de cegueira, disseram pesquisadores da Universidade de Sydney. As informações são da BBC.

 

Um estudo com 2.389 pessoas mostrou que a aspirina dobra o risco de desenvolvimento de degeneração macular úmida relacionada à idade. A doença danifica um ponto na retina, obscurecendo detalhes no centro do campo de visão do paciente.

 

Tomar doses baixas de aspirina por dia reduz o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco em pacientes com doença cardiovascular. Há até mesmo sugestões de que poderia prevenir o câncer.

 

Ao final do estudo, os pesquisadores mostraram que 9,3% dos pacientes que tomam aspirina desenvolveram degeneração macular relacionada à idade (AMD), em comparação com 3,7% dos doentes que não tomaram aspirina.

 

Já existem riscos conhecidos da aspirina como causadora de hemorragia interna. A equipe de pesquisa sugeriu, porém, que o perigo de prejuízo à visão também precisa ser considerado. O processo pode acontecer rápido: idade, tabagismo e histórico familiar são fatores de risco.

 

Os pesquisadores reconheceram que para a maioria dos pacientes não há evidencias suficientes que justifique a interrupção do uso do medicamento. Mas, afirmaram que a prescrição precisa ser reavaliada em pacientes de alto risco, principalmente os que já têm problema na visão. 

 

A Sociedade Macular afirmou que para pacientes com doenças cardiovasculares, os riscos à saúde de parar de tomar aspirina são maiores do que os de desenvolvimento de degeneração macular.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Transformação tecnológica consolida novo modelo de assistência e gestão do SUS em Mato Grosso do Sul

Inauguração de centro de inteligência estratégica e expansão da telessaúde garantem maior equidade no acesso a especialistas e modernizam a administração pública estadual O ano...

Detran-MS dobra o número de veículos recuperados em rodovias estaduais durante o ano de 2025

Balanço da fiscalização viária aponta salto na recuperação de automóveis e revela dados preocupantes sobre condutores sem habilitação e uso de celular ao volante. Um...

Mato Grosso do Sul registra alta procura por nova CNH com regras que reduzem custos em até 80%

Resolução do Contran agiliza processos para primeira habilitação e garante isenção de taxas na renovação automática para condutores sem infrações Desde o lançamento da Resolução...