24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de setembro, 2025

Estudo projeta aumento de 21% nos casos de câncer colorretal no Brasil até 2040

Um estudo da Fundação do Câncer, divulgado nesta quinta-feira (27), projeta um aumento de 21% nos casos de câncer colorretal no Brasil entre 2030 e 2040. O aumento é atribuído ao envelhecimento da população, à baixa adoção de hábitos saudáveis e à ausência de programas eficazes de rastreamento.

O câncer colorretal, que afeta o cólon e reto, está entre os cinco tipos mais comuns de câncer no mundo. No Brasil, a falta de um protocolo específico de rastreamento, como o exame de colonoscopia a partir dos 50 anos, é uma preocupação. A previsão é que, em 2040, mais de 88% dos casos ocorrerão em pessoas acima de 50 anos.

A pesquisa aponta que, de 2030 a 2040, os casos de câncer colorretal no Brasil devem aumentar de 58.830 para 71.050, com os maiores crescimentos nas regiões Centro-Oeste (32,7%) e Norte (31,13%). A incidência é semelhante entre homens e mulheres, exceto no Centro-Oeste e Sul, onde os homens têm maior prevalência.

A Fundação do Câncer destaca a importância de expandir programas de rastreamento e adaptar estratégias de prevenção às realidades regionais. A detecção precoce por meio de exames, como a colonoscopia, é essencial para reduzir a mortalidade. No entanto, o rastreamento organizado ainda é um desafio no Brasil, devido a problemas como a infraestrutura inadequada e a baixa adesão da população aos exames.

Além disso, a Fundação sugere mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, atividade física e redução de fatores de risco, para prevenir a doença.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil identifica autor de espancamento que matou morador de rua em Três Lagoas

Homem de 27 anos confessou agressões motivadas por furto, onde vítima não resistiu aos ferimentos e corpo será trasladado para o estado de Goiás

Três Lagoas divulga novo mapa de calor com foco no combate ao Aedes aegypti

Levantamento da Semana Epidemiológica 33 aponta áreas com maior concentração de ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Adolescente de 15 anos é apreendido pela Polícia Civil com drogas em Três Lagoas

Durante ação da SIG, foram encontradas 21 porções de maconha prontas para a venda, onde jovem já era investigado por tráfico e outros atos infracionais