11 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho, 2026

Estudo: familiares e amigos podem influenciar peso e humor

Saúde – 02/01/2012 – 08:01

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que os amigos e os familiares têm um papel essencial no peso e no humor de cada pessoa. O estudo foi publicado no periódico Harvard Men’s Health Watch de dezembro.

Cientistas de Harvard e da Universidade da Califórnia estudaram mais de 12 mil pessoas entre 1971 e 2003 e descobriram que se um membro da família se tornasse obeso durante o estudo, as chances de outro parente engordar era de 40%. Entre os cônjuges, a chance de um engordar caso o outro o fizesse era de 37% e, entre amigos, a taxa aumentou para 57%.

A conclusão dos pesquisadores foi de que as influências sociais alteram a percepção do que é aceitável no grupo. Assim, se um homem vê seu amigo engordar ao longo do tempo, ele vai aceitar o ganho de peso como algo natural, mesmo que evitável.

Já o estudo sobre o humor, levou em consideração a análise de mais de 53 mil pessoas entre os anos de 1983 e 2003 e constatou que a felicidade pode se espalhar de forma diversa e ampla entre o ciclo social.

Para os estudiosos, se um cônjuge ficasse feliz, a chance de seu par se alegrar aumenta em 8%. Entre irmãos, a taxa é de 14% e a felicidade parece percorrer até três graus de separação, passando de amigo para amigo.

As pesquisas contribuiram para que os médicos descobrissem os benefícios da rede social natural, que podem transmitir sentimentos, hábitos saudáveis, atitudes peositivas e escolhas espertas de estilo de vida, melhorando a saúde pública.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eduardo Riedel destaca crescimento histórico de MS e anuncia novos investimentos em Três Lagoas

Em entrevista à Caçula, Governador reforçou papel estratégico do Vale da Celulose, celebrou avanço da UFN3 e confirmou novas obras no município

Suspeito ligado a facção morre em confronto armado com a Força Tática em Três Lagoas

Homem apontado em denúncias envolvendo homicídios, disputa entre facções e ataques a tiros reagiu à abordagem policial, sacou arma contra militares e acabou baleado durante ação no Jardim Carandá

Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento

Programa Move Brasil começa a receber inscrições e oferece crédito facilitado de até R$ 150 mil para renovação da frota em todo o país