20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Estudo demonstra que homossexuais assumidos têm menos estresse

Saúde – 29/01/2013 – 18:01

Os homossexuais que demonstram publicamente sua orientação sexual são muito mais estressados do que aqueles que não o fazem, afirmaram cientistas do Centro de Estudos sobre o Estresse Humano (CESH), instituto afiliado à Universidade de Montreal.

O estudo, publicado esta terça-feira na revista Psychosomatic Medicine, destaca “o papel positivo da autoaceitação e da comunicação sobre saúde e bem-estar das minorias sexuais”, afirmou um dos pesquisadores, o doutor Nathan Smith Grant.

A equipe do hospital Louis-H. Lafontaine avaliou o nível de cortisol, hormônio do estresse, e outros 20 biomarcadores como níveis de insulina, açúcar, colesterol, pressão arterial e adrenalina.

“Ao contrário do que esperávamos, os homens gays e bissexuais tinham menos sintomas depressivos e menor carga alostática (uma medida de tensão corporal) do que os homens heterossexuais”, disse o autor principal do estudo, Robert-Paul Juster.

“As lésbicas, os homens gays e os bissexuais que se abriram para a família e os amigos tinham níveis menores de sintomas depressivos e níveis menores de cortisol matutinos” do que aqueles que não revelaram sua orientação sexual, acrescentou.

Para o estudo, um total de 87 homens e mulheres, entre eles 46 homossexuais e bissexuais e 41 heterossexuais – todos em torno dos 25 anos – se submeteram a vários exames e análises.

“O fato de revelar a homossexualidade ou a bissexualidade pode ser benéfico para a saúde quando as políticas sociais são de tolerância e facilitam o processo de divulgação”, disse Juster.

“Assumir publicamente a orientação sexual não é mais só uma questão de debate popular, mas uma questão de saúde pública. No âmbito internacional, as sociedades devem se esforçar por facilitar esta autoaceitação, promovendo a tolerância, avançando nas políticas e acabando com o estigma de todas as minorias”, avaliou.

Questionado pela AFP sobre o fato de a amostra ser tão reduzida, Juster considerou que era “respeitável”.

As pesqusias neurológicas, explicou, com frequência de baseiam em amostras muito menores, mas que são objeto de uma análise extensa e cuidadosa, diferente das pesquisas epidemiológicas, realizadas em amostras muito maiores mas com base em questionários que dão pouca precisão sobre a situação dos entrevistados.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana pode começar com tempo instável em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C na região do Bolsão, onde ventos fortes e tempestades isoladas não estão descartados, segundo o Cemtec-MS.

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...