17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

​Estudantes do IFMS se preparam para feira científica

07/05/2014 – Atualizado em 07/05/2014

​Estudantes do IFMS se preparam para a maior feira científica do mundo

Por: Assessoria

Três estudantes e dois professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) embarcaram para São Paulo nessa terça-feira, 6, para três dias de preparação para a 65ª edição da Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), a maior competição científica de ensino médio do mundo.

Até o dia 9 de maio, eles estarão reunidos com outros 40 participantes que integram a delegação brasileira durante o 5º Workshop Nacional Preparatório para a Intel ISEF, realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“Os estudantes terão a oportunidade de apresentar os trabalhos, quebrar o gelo com a língua inglesa e melhorar aspectos das apresentações, tanto curtas quanto longas, a partir do feedback de especialistas e ex-participantes da feira”, apontou Rodrigo Duran, professor do Câmpus Nova Andradina e orientador de um dos projetos finalistas.

Além das apresentações, estão previstos dinâmicas de grupos, trabalho com um glossário em inglês de termos importantes dos projetos e palestras preparatórias. “O foco da Intel ISEF é um pouco diferente das feiras nacionais. Há um viés mais mercadológico para mostrar que seu produto é o melhor”, comentou Rodrigo.

O embarque para a Feira, que este ano será realizada de 11 a 16 de maio em Los Angeles, Estados Unidos, está previsto para a noite de sexta-feira, 9.

Projetos – O IFMS participa pela primeira vez da Intel ISEF com dois projetos de pesquisa dos câmpus Coxim e Nova Andradina.

O “Startracker: um arcabouço computacional para localização de corpos celestes”, desenvolvido pelo estudante do curso técnico em Informática de Nova Andradina, Leonardo Lopes, 19, apresenta um aplicativo para celular e um protótipo de aparelho que permitem a localização de corpos celestes.

“O usuário escolhe a estrela pelo nome ou pela imagem na tela do celular, que envia os dados por bluetooth ao protótipo. O laser acoplado ao aparelho aponta para a localização da estrela no céu. O aplicativo traz também informações úteis sobre a estrela, o que deixa a observação astronômica mais rápida e acessível”, explicou Leonardo.

O projeto foi selecionado para a Feira durante a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) em 2013. No mês passado, Leonardo tornou-se o primeiro estudante a representar o IFMS em um evento científico fora do país ao participar da Edinburgh International Science Festival (EISF 2014), na Escócia.
“A participação foi fundamental para melhorar minha apresentação, em especial por ser em inglês. Pude perceber a melhor forma de elucidar o que eu estou desenvolvendo para que as pessoas me entendam”, disse o estudante.

O outro finalista é o projeto que estuda o potencial anticancerígeno da soja, desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em Alimentos do Câmpus Coxim, Rayane Melo, 18, e Carla Fernanda Okabe, 18, sob a orientação da professora Ângela Kwiatkowski.

“Vamos relatar nosso percurso para obter o suplemento em pó com extratos bioativos da soja e os testes feitos com células cancerosas de quatro linhagens: colo, próstata, rins e em especial mama, que tem maior reação aos extratos”, apontou Rayane.

A estudante destaca a baixa agressividade do suplemento, o que pode ser um diferencial em relação a outros trabalhos na área. “Verificamos que ele não agride células normais, diferente de outros processos farmacêuticos para tratamento do câncer”.

A classificação para Intel ISEF foi conseguida durante a edição deste ano da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace).

As despesas dos estudantes são custeadas pelos organizadores da Febrace e da Mostratec. O custeio das despesas dos professores, bem como os gastos para obtenção dos vistos dos integrantes da delegação, foi feito pelo IFMS.

Intel ISEF – Organizada desde 1950 pela Society for Science & the Public, organização sem fins lucrativos que atua em prol da ciência, reúne atualmente mais de 1.700 estudantes de nível médio durante cinco dias de evento.

Os participantes, de mais de setenta países de todo o mundo, concorrem a mais de U$ 5 milhões em bolsas de estudos e prêmios em 14 categorias científicas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da Nova Diretoria da AJE/Três Lagoas

No último sábado, dia 26, foi realizada no Papillon Eventos a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Jovens Empreendedores (AJE) de...

Festa Julina da Loja Maçônica Aquarius

Na última sexta-feira, dia 25, aconteceu a animada Festa Julina da Loja Maçônica Aquarius, organizada pelo Venerável Leandro e sua esposa Eliana. O evento...

Arraiá da Maçonaria São João

No último sábado, dia 26, aconteceu o tradicional Arraiá da Maçonaria São João, promovido pelo Venerável Genildo e sua esposa, Sílvia Jesus Ribeiro Bezerra....