28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Estudantes da rede estadual ganham acesso gratuito a curso de inglês online com tecnologia e IA

Plataforma “MS Speaks” foi disponibilizada no segundo semestre e deve beneficiar cerca de 83 mil alunos e mais de mil professores

A partir do segundo semestre letivo de 2025, estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul passaram a contar com um novo recurso para o aprendizado da Língua Inglesa: a plataforma “MS Speaks”, que oferece curso online gratuito com foco em tecnologia, inovação pedagógica e uso de inteligência artificial.

Além dos alunos, professores de inglês da rede também foram contemplados com acesso à ferramenta, que pode ser utilizada a qualquer momento, por meio de dispositivos conectados à internet. A proposta permite que cada participante adapte o estudo à própria rotina, promovendo autonomia e flexibilidade na aprendizagem.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SED), a iniciativa visa não apenas ampliar o ensino do idioma nas escolas, mas também fortalecer a formação continuada dos docentes. Ao todo, cerca de 83 mil estudantes e mais de 1.000 professores devem ser beneficiados.

Conteúdos e recursos pedagógicos

A plataforma oferece conteúdos que abrangem desde o nível iniciante até o proficiente, conforme os parâmetros do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Além disso, há cursos temáticos, como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viagens.

Cada aluno ou professor recebeu um link com a chave de acesso via e-mail institucional. A partir disso, foi possível criar um perfil individual e iniciar o curso conforme o próprio nível de proficiência.

Funcionalidades exclusivas para professores

Os docentes da rede estadual têm acesso a recursos pedagógicos diferenciados dentro do “MS Speaks”, incluindo:

  • Aulas ao vivo ilimitadas, disponíveis 24h por dia, com professores nativos;
  • Práticas de conversação com inteligência artificial;
  • Cursos de autoestudo em outros idiomas, como parte da formação continuada.

A SED também organizou encontros formativos e forneceu guias de orientação para diretores escolares e Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras (PCPIs), com o objetivo de apoiar o uso pedagógico da plataforma nas unidades escolares.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026