22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Estagiários da Educação de Três Lagoas pelo IEL denunciam erro no salário. Redução alcançou R$ 472,80

20/03/2015 – Atualizado em 20/03/2015

Com documentos que apontam erros no contra-cheque, estagiários da Secretária Municipal de Educação de Três Lagoas procuram o Programa Toninha Campos em busca de auxílio para regularizar salário menor

Por: Érika Moreira

Estagiários que atuam na nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) e no Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas (MS) estão revoltados com a redução nos dias pagos pela Prefeitura, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), pela sua prestação de serviços nas Escolas e Ceis desde o início do ano.

As divergências são variadas. A principal delas refere-se aos dias trabalhados que os estagiários alegam ter cumprido a carga horária nas Unidades, apesar de não haver aulas devido a problemas com a merenda e o transporte escolar. Tal fato ocorreu entre o dia 07 e 19 de fevereiro. Outra polêmica é sobre as férias que alguns estagiários, com mais de um ano de serviço, gozaram em fevereiro. Segundo eles, o IEL afirma que o pagamento desse período de férias ocorrerá somente em abril.

“Estamos como uma bola de pingue-pongue. No IEL nos falam que o problema terá que ser resolvido na Secretária de Educação. Quando vamos falar com o Alessandro, do Recursos Humanos desta Secretaria, ele nos diz que isso é por conta do IEL”.
Revoltados com o descaso que ambos os órgãos têm tratado o caso, seis estagiários estiveram no Programa Toninha Campos, da Rádio Caçula, nesta sexta-feira (20) para pedir ajuda na busca de solução para o impasse.

RH – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Segundo o assessor de recursos humanos, responsável pela administração junto ao IEL dos estagiários da Secretaria de Educação, Alessandro Lozano, o pagamento dos 30 dias ou dos 12 dias, referente ao período realmente trabalhado por cada estagiário, já foi processado.

“Aqueles que trabalharam nas colônias de férias receberam o mês integral. Porém, os demais, que começaram no serviço dia 19, só começa a contar pagamento a partir dai”, procurou explicar.

Alessandro ainda argumentou que, em alguns casos, houve divergência nas informações prestadas pelos CEI’s onde os estagiários atuaram em regime de Colônia de Férias, mas que não correspondem a sua Unidade de lotação em dias letivos.

“Salvo alguns casos em que o encaminhamento da Unidade onde o estagiário trabalhou durante o período chamado “Colônia de Férias” foi feito errado. Isso aconteceu porque o local não correspondia ao de sua lotação nos dias letivos normais. Por exemplo, o estagiário trabalha no CEI Irmã Sheila, mas trabalhou na Colônia de Férias do CEI Interlagos. Quando foram processar a folha de encaminhamento para pagamento desse período, “esqueceram” de listar essas pessoas”.

RESPOSTA OFICIAL

De acordo com o chefe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas, Sebastião Neto, a Administração Municipal está em dia com o pagamento do convênio com o IEL.

“A parte da Prefeitura com o IEL está em dia. O que pode ter ocorrido foi um desentendimento entre o que a Administração Municipal informou antecipadamente e o que os estagiários esperam receber. Foi avisado que o período adiado para o início das aulas não seria pago. Talvez eles aguardassem receber algo que já havia sido informado que não seria pago”.

Sebastião ainda aproveitou para esclarecer – Os estagiários da Educação são funcionários do IEL e não da Prefeitura.

ERROS COMUNS

Para tentar esclarecer os impasses, a radialista Toninha Campos, entrou em contato com o superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, Berguison Amarilla, que se prontificou em esclarecer alguns pontos que geram dúvidas comuns: “Estagiários que têm conta no Banco do Brasil recebem mais rápido, pois a compensação do nosso repasse ocorre em até 48 horas. Nossa Instituição sempre trabalha com bancos oficiais. Porém, para aqueles que optaram em receber em outros bancos, o pagamento pode demorar até 52 horas para chegar à conta. Outro erro comum é o de digitação do número da conta, mas informo que a situação da Prefeitura de Três Lagoas com o IEL está regular”, declarou.

Estagiários da Educação de Três Lagoas pelo IEL denunciam erro no salário. Redução alcançou R$ 472,80. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

16º Churrasco da Loja Maçônica São João.

No último domingo (16), o Sindicato Rural foi palco de um evento pra lá de especial: o 16º Churrasco da Loja Maçônica São João!...

Ricardo Ojeda celebra 23 anos do Perfil News em noite de homenagens e reconhecimento ao desenvolvimento de Três Lagoas

A noite desta sexta-feira (14) foi marcada por emoção, homenagens e celebração no Buritis Eventos e Buffet, em Três Lagoas (MS). O jornalista Ricardo...

Confraternização da Lemaq

No último domingo, dia 16, aconteceu no Clube de Campo da Sanesul a Confraternização da Lemaq, que reuniu amigos e familiares. Foi um dia...