27.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Estados vão pedir ao governo federal medidas restritivas para tentar frear Covid, diz Resende

Pedido deverá ser divulgado em “Carta ao Povo Brasileiro”.

01/03/2021 13h45
Por: Gabrielle Borges

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (1o), que existe uma articulação dos gestores da área de saúde em todas as 27 unidades da federação para divulgar uma “Carta ao Povo Brasileiro”.

Essa carta, conforme ele terá uma posição única dos estados e Distrito Federal para pedir ao governo federal a implementação de medidas mais restritivas para tentar frear o ritmo de avanço do coronavírus no país. Esse documento deverá ser divulgado ainda nesta segunda-feira.

O secretário disse que fevereiro e janeiro apresentam um quadro assustador em relação a doença em Mato Grosso do Sul e que estados vizinhos, como o Paraná, São Paulo e Goiás, enfrentam uma situação ainda mais crítica em relação a doença.

Ele lembrou que Mato Grosso do Sul registra nesta segunda-feira uma taxa de ocupação de leitos públicos de terapia intensiva (UTI) para Covid de 87% e que em algumas cidades esse percentual já chegou a 100%.

O secretário afirmou que o estado não tem mais como aumentar o número de leitos de UTI por conta da falta de profissionais, como médicos e enfermeiros.

Por fim, ele relatou que existem indicativos que a variante do coronavírus descoberta no Amazonas já está circulando no Estado. Reafirmou que são somente indicativos e que foram enviadas para São Paulo e a Bahia amostras para testes de sequenciamento genético, para comprovar ou não se se trata dessa mutação.
Apontou que esses testes demoram, mas que assim que tiver o resultado vai divulgá-los.

Dados da Covid-19 em MS:

°Casos novos: 453

°Total de casos desde o começo da pandemia: 181.981

°Mortes confirmadas nesta segunda: 11

°Total de mortes provocadas pela Covid-19: 3.330

°Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 7.446

°Pessoas hospitalizadas: 611

°Internadas em UTI: 303

°Recuperados da doença: 170.594

Secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CAE pode votar regulamentação da profissão de cuidador e passe livre para pacientes com câncer

Propostas estão na pauta da reunião de terça-feira e tratam de direitos trabalhistas e acesso ao transporte para tratamento de saúde

Anvisa aprova três novos radiofármacos para diagnóstico de doenças neurológicas, ósseas e renais

Medicamentos serão usados em exames de medicina nuclear e podem ampliar o acesso a diagnósticos no Brasil Nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância...

Governo prorroga decreto de corte de gastos e mantém redução de 25% no custeio em 2026

Medida busca compensar queda na arrecadação, garantir metas fiscais e preservar investimentos estratégicos no Estado O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (18), a prorrogação...