17.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Estado de saúde de príncipe atingido por avalanche é “estável”, mas com risco

Internacional – 17/02/2012 – 17:02

O príncipe Friso da Holanda, que foi atingido nesta sexta-feira por uma avalanche de neve enquanto esquiava na cidade de Lech (Áustria), tem estado de saúde “estável” mas corre risco de morte, informou a Casa Real holandesa.

Friso, que está agora internado na UTI de um hospital de Innsbruck, foi reanimado por homens que conseguiram resgatá-lo após ele permanecer 20 minutos soterrado na neve, segundo a rede de televisão estatal holandesa “NOS”.

“Os médicos disseram que seu estado de saúde é estável, mas ele não está fora de perigo”, disse o Serviço de Informação da Casa Real (RVD) em nota oficial.

O RVD indicou em novo comunicado agora pouco que “segundo os médicos, será necessário esperar vários dias até que se possa dizer algo sobre a previsão” de melhora príncipe.

A rainha Beatrix e a esposa do príncipe, Mabel Wisse Smit, estão no hospital de Innsbruck onde o princípe está internado, segundo o RVD.

De acordo com a “NOS”, o segundo filho da rainha Beatrix estava esquiando com um grupo de amigos fora da pista determinada.

A família real holandesa costuma passar suas férias de inverno em Lech, cujo município informou em comunicado que o príncipe Friso foi a única pessoa soterrada pela avalanche.

“Na ação de busca iniciada imediatamente essa pessoa pôde ser resgatada rapidamente” e foi atendida imediatamente pelos médicos em um helicóptero, antes de ser transferido para um hospital, segundo o comunicado do município.

O prefeito de Lech, Ludwig Muxel, declarou à televisão pública austríaca que o desmoronamento tinha 30 metros de comprimento e que “não havia nenhum guia ou professor de esqui” acompanhando Friso.

No momento em que aconteceu a avalanche, havia sido emitido um alerta advertindo que o risco de desmoronamentos era “grande”.

Segundo o relatório da situação de avalanchas do Centro Regional de Alarmes do estado federado austríaco de Vorarlberg (perto da fronteira com a Suíça), a situação é tal que massas de neve podem desprender-se com uma carga adicional mínima, ou seja, até mesmo com o peso de um esquiador.

O príncipe Johan Friso de Orange-Nassau tem 43 anos e em 2003 renunciou a seus direitos ao trono para poder casar-se no ano seguinte com Mabel, que tinha conhecido Klaas Bruinsma, um suposto traficante de droga muito famoso no país assassinado em 1991.

Mabel não explicou ao Governo holandês na ocasião toda a verdade sobre esta relação, e por isso o Executivo decidiu não pedir ao Parlamento o sinal verde para o casamento (necessário para manter os direitos sucessórios), e obrigou Friso a escolher entre sua amada e seus direitos de sucessão ao trono.

Do casamento nasceram duas filhas, Emma e Joanna, de 6 e 5 anos respectivamente.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...