25.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Alerta para aumento do nível das águas de rios em MS

Boletim diário do Imasul aponta que quantidade de água está acima da cota normal nos rios Aquidauana e Coxim

Após as fortes chuvas presentes no Estado na semana passada, duas estações de monitoramento no rio de Aquidauana estão alertas por conta do nível das águas. Também está em alerta amarelo o Rio Taquari, em Coxim, acima do nível normal.

O último levantamento feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e disponibilizado através da sala de situação MS, nesta sexta-feira (30), mostrou que a quantidade de água está acima da cota classificada como normal nas estações de Palmeiras e Aquidauana.

Conforme a cota de referência disposta no boletim para a unidade de monitoramento Palmeiras, níveis iguais ou acima de 4,5 metros são declarados como alertas, já as emergências são apenas acima de 6,5 metros. Na unidade de Aquidauana, os valores mudam. Os alertas são declarados a partir de 6 metros e, emergências, a partir de 7,30 metros.

Na estação de Palmeiras, localizada no ponto baixo do rio, o nível da água saiu de 3,66m, na última quinta-feira (29), para 5,65m na sexta-feira, aumento de 1,99 m. Já na estação de Aquidauana, na parte superior, saltou de 5,77 metros na quinta-feira, para 604 na sexta-feira, aumento de 27 cm. Os valores têm como base os dados coletados entre 7h do dia anterior e 7h do dia de publicação do boletim.

Em relação aos valores entre máximo e mínimo durante as últimas 24h, a estação de Palmeiras registrou máxima de 504 e mínima de 396. Na segunda estação, a máxima foi de 636 e 589.

De acordo com o boletim diário do Imasul, na estação Palmeiras choveu 124,2 cm nos últimos 7 dias. O número ultrapassa a média histórica registrada em 71,3, no mês de setembro.

Outros rios – Além do Rio Aquidauana, o Rio Taquari, em Coxim também está com alerta amarelo, ou seja, acima do nível normal. Na medição realizada na quinta-feira (29) a quantidade de água registrada foi de 405 cm, já na sexta foi de 424, com variação de 432 a 415.

No Rio Miranda, As chuvas intensas de Mato Grosso do Sul fizeram com que o nível do Rio  subisse 100 centímetros em 24 horas, saindo de 1,6 para 2,6 metros.  A situação causou prejuízos a donos de lanchas e barcos, que chegaram a afundar.  De acordo com um dos proprietários o prejuízo está estimado entre R$ 10 a 15 mil.

O cenário é o oposto no Rio Paraguai, em Porto Esperança. O rio está classificado, conforme a última medição, como em estiagem, ou seja, abaixo da cota com permanência de 95%.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confirmados 3 casos de Gripe K em MS

No Brasil, foram identificados quatro casos do subclado K, sendo três em Mato Grosso do Sul e um no Pará Mato Grosso do Sul registrou...

Com 445 projetos apresentados, Marcos Pollon é o deputado de MS com maior número de proposições em 2025

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) foi o parlamentar de Mato Grosso do Sul que mais apresentou projetos na Câmara dos Deputados durante a...

Balneário funciona normalmente no fim de ano e reforça regras para visitantes

Espaço permanece aberto durante o recesso da Prefeitura, com quiosques disponíveis mediante agendamento e atenção à segurança dos frequentadores Enquanto diversos setores da Prefeitura de...