21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Esquerda de El Salvador recebe voto de reprovação nas eleições legislativas

Geral – 12/03/2012 – 13:03

A esquerda governante de El Salvador recebeu nas eleições legislativas e municipais de domingo uma punição dos eleitores diante de uma administração com pobres resultados em matéria econômica e em segurança pública, consideraram nesta segunda-feira diversas fontes.

“O que a esquerda recebeu foi uma reclamação pelos pobres resultados de sua gestão no governo”, disse à AFP o presidente da proeminente Associação Nacional da Empresa Privada (ANEP), Jorge Daboub.

A ex-guerrilha da Frente Farabundo Martí (FMLN, no poder desde 2009) obtinha 31 dos 84 deputados do Congresso unicameral, quatro a menos do que na legislatura atual.

Já a opositora Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) ganhava um assento, conquistando 33 assentos.

Em terceiro lugar, com uma projeção de 11 assentos, aparecia o grupo direitista Gana, vinculado ao ex-presidente Antonio Saca, que nos últimos três anos manteve eventuais alianças com o governismo, depois de sua expulsão da Arena.

Para o professor universitário e dissidente do FMLN Roberto Cañas, o resultado eleitoral é um alerta para o FMLN que foi muito forte em programas sociais, mas que registra déficit na parte econômica.

“O governo do FMLN deve receber o resultado nas legislativas como um referendo de meio de mandato, portanto deve se concentrar nos próximos dois anos que restam para resolver os problemas urgentes, como a segurança e melhorar a condição da classe média, atingida pela crise”, resumiu Cañas.

“A população percebeu que tudo o que o FMLN propôs não funcionou no início de seu governo”, ressaltou o presidente da ANEP, Para ele, o partido de esquerda fez “promessas que não cumpriu” na questão da geração de empregos e em diminuir os níveis de criminalidade.

Segundo estatísticas oficiais, El Salvador registra 65 homicídios para cada 100 mil habitantes, em um cenário no qual os maras – grupos juvenis transformados em organizações mafiosas – controlam setores completos de cidades e povoados e servem de força de choque ao narcotráfico.

Com escassos 20.742 km2 e 6,1 milhões de habitantes, El Salvador tem um terço de sua população desempregada e sua economia dolarizada, vítima de todas as crises externas, depende das remessas familiares, que em 2011 somaram 3,6 bilhões de dólares, equivalente a um sexto do Produto Interno Bruto.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...