11/08/2014 – Atualizado em 11/08/2014
Avô, pai e filho se unem pela paixão e já foram vencedores de campeonatos pelo Brasil
Por: Ray Santa Cruz/Correio do Estado
Em Mato Grosso do Sul, avô, pai e filho dividem uma paixão em comum por um esporte pouco divulgado e até mesmo estigmatizado: o tiro prático. Tudo começou com o avô. O pecuarista Benedito Jonas de Siqueira, de 71 anos, foi um dos fundadores do Clube de Tiro, em Três Lagoas (MS), e dividiu o gosto pelo esporte, em 1993, com o filho, Marcelo de Siqueira, que hoje tem 42 anos.
Depois de um tempo afastados das pistas de alvo, pai e filho resolveram voltar, levando também o neto, Lincoln Lobato de Siqueira, de 21 anos, que na época tinha apenas 11. Lincoln conta que a idade mínima para atirar em competições é de 25 anos. Por isso, ele precisou de uma liminar para começar a treinar. “Para atirar, preciso estar acompanhado do meu pai, mas a arma está no nome do meu avô, então eu dependo do meu avô e do meu pai. Foi uma forma de unir nós três”, diz Lincoln. Com o pai superprotetor, o jovem revela que já praticou outros esportes, mas Marcelo sempre foi cauteloso e nunca permitiu que ele viajasse para competições fora de MS.
Praticar o tiro prático fez com que Lincoln crescesse no esporte, pois ele contava tanto com o apoio do pai, quanto do avô. O rapaz explica que, no esporte, as pistas são separadas normalmente: de nove a 12 pistas, em torneios regionais ou estaduais. “Nossa modalidade tem a ver com a cara e coragem, é um esporte, não se parece com a vida real”, explica.
Cada pista fica com o seu “Squad”, um grupo de três a sete atiradores, no máximo, que anda e corre nesse circuito. “Nesse squad, sempre meu pai, meu vô e eu estamos juntos, nunca ficamos separados”, comenta. Existem também categorias, divididas por armas, e subcategorias, que seriam por idade. Ao todo, os três homens da família colecionam mais de 400 troféus e medalhas.
Benedito de Siqueira já foi o 3° colocado na categoria Super Sênior, Lincoln Lobato foi duas vezes vice-campeão brasileiro, e Marcelo de Siqueira foi bi-campeão na categoria Open B.

-
Content section component